segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cacique Chá é reinaugurado e aberto ao público


Fotos: Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 02/07/2014.

Cacique Chá é reinaugurado e aberto ao público
O Cacique Chá foi fundado na década de 50 como casa de chá

Foi entregue a população sergipana nesta quarta-feira, 2, a reforma do Cacique Chá e restauração dos painéis do artista Jenner Augusto. O espaço localizado na Praça Olímpio Campos, no Centro Comercial de Aracaju, contou com investimentos em torno de R$ 400 mil.

O cacique chá foi fundado na década de 50 como casa de chá, passando a ser reduto da boêmia sergipana nos anos 80, sendo consagrado por sergipanos da época, por reunir pensadores e artistas no espaço cultural.

Em seu interior, o local abriga obras do artista plástico sergipano Jenner Augusto que estão nas paredes do Edifício. Os murais possui valor histórico-cultural e foi pintado com tinta a óleo nas paredes com um tema bem regional ao qual retratou a bravura dos índios.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, José Roberto de Lima, o local servia como ponto de encontro da elite pensante do estado. “O cacique chá tem uma importância não só como patrimônio arquitetônico, mas têm muito da história dos últimos 50 anos aqui no cacique. Muitas das discussões políticas e momentos conturbados eram discutidos aqui, já que era um ponto de encontro da fina flor da sociedade sergipana. Entregar esse espaço nas condições originais e o painel de Jenner, que é uma obra de arte importante, destaca que estamos preservando a memória de Sergipe”, diz.

Após a entrega, o espaço será aberto à visitação do público e servirá como um espaço café utilizado pelo Senac, onde também abrigará a formação de cursos profissionalizantes ligadas às atividades gastronômica e turística do Estado. O espaço abriga ainda um auditório que será utilizado para eventos.

O espaço servirá para capacitar profissionais e acolher pessoas

Presente no evento, o diretor regional do Senac em Sergipe, Paulo do Eirado Dias Filho, destaca que o espaço será utilizado para a formação de profissionais, e sobretudo, funcionará como espaço acolhedor.

“Hoje a festa é do governo por ter restaurado esse patrimônio histórico e artístico. Agora, o SENAC passa a ter a posse do bem e vamos buscar resgatar o máximo possível a memória e o modelo do Cacique Chá. Aqui vamos ter a formação de garçons, baristas, sommeliers e de várias outras coisas ligadas à gastronomia. Será também um espaço onde a ideia é resgatar o seu funcionamento e ter um lugar acolhedor, com cara de Sergipe e disponível para todos”, garante.

Por Aisla Vasconcelos.
Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 6 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário