segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cantor José Augusto Costa (1936 - 1981)




Cantor José Augusto Costa (1936 - 1981)

José Augusto Costa, popularmente conhecido como José Augusto Sergipano ou também José Augusto Velho, foi um cantor brasileiro.

Nasceu na Avenida Santa Terezinha, no bairro da Baixinha, em Aquidabã, Sergipe, onde fez os primeiros estudos, e depois foi morar em Aracaju, concluindo o 2º grau. Em 1953, estudou e trabalhou na primeira linha de ônibus coletivo da capital sergipana.

Dentre 6 irmãos, era o filho mais novo de Maria Adolfina Costa e de Januário Bispo dos Santos. O jovem José Augusto cantava nas festinhas das escolas e festas de aniversários, pois sua vocação para cantor aflorou na juventude.

Gravou mais de 200 músicas, em 22 LP's, iniciando a sua carreira de cantor na gravadora Chantecler, realizando seu grande sonho, gravando também em outras gravadoras. O seu nome "estourou" nos principais programas radiofônicos de São Paulo, fazendo sucesso retumbante, admirado pelos nordestinos e pelos brasileiros de um modo em geral.

Viajou por todo o país fazendo shows, apresentando-se, em palcos dos cinemas, pois na época os cinemas eram os principais locais para a apresentação dos artistas. As emissoras de rádio de Aracaju tocavam os seus discos, diariamente, fato que se repetia em todo o Brasil.

Morte

José Augusto, com uma agenda cheia de compromissos, ao saber da hospitalização da sua mãe, Dona Adolfina, veio às pressas para Aracaju, mas por exigência de seu empresário, viajou para realizar um show em Senhor do Bonfim, na Bahia, agendado anteriormente. Mas um acidente ocorrido perto de Feira de Santana, BA, matou-o na hora. O corpo foi sepultado, no jazigo da família, no Cemitério de Santa Isabel.

Discografia

1961 - Florisbela Saint-Tropez / Saudade Bateu Na Porta
1962 - Se Meu Apartamento Falasse
1962 - Ninguém Faz Falta / Minha Saudade
1962 - Minha Mãezinha / Cantando Pra Não Chorar
1963 - Guarânia Da Noite Triste / Tortura
1963 - Tudo De Mim / E O Tempo Passou
1963 - Engano Do Carteiro / Até Amanhã
1964 - Beijo Gelado / Amor Proibido
1964 - Angústia Da Solidão / Traição
1965 - Um Novo Ídolo
1965 - Exitos De Brasil
1966 - José Augusto
1967 - Preciso De Alguém
1968 - Momento Feliz
1969 - Os Grandes Sucessos De José Augusto
1969 - Prece De Um Rapaz Apaixonado
1971 - A Vida Passando Por Mim
1973 - Canção De Paz
1976 - Minha Visão
1978 - Aliança Devolvida
1980 - Já O Novo Ídolo

Fonte: Wikipédia.
Indicação: Miguel Sampaio.

Foto e texto reproduzidos do blog: famososquepartiram.com

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 12 de janeiro de 2014.

10 comentários:

  1. Esta relação é a completa ?
    As datas de 1961 a 1964 são Compactos ?
    As datas de 1965 a 1980 são LP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho essas respostas. A fonte foi a Wikipédia.

      Excluir
  2. Não sei se essas datas estão seguidas de nome de músicas ou música, pois não bate com o material que possuo.Vou checar e depois tornarei a falar. Devo adiantar que possuo 16 discos já em CD, porém não peguei as datas e agora estou com esse problema. Recordo bem que Êxitos do Brasil é em espanhol. Um Novo ídolo, se não me engano é o primeiro LP. Etc. Querendo entrar em contato estou no FACE, CÉLIO MAGNO CORDEIRO DE ARAUJO - SÃO BENTO DO UNA -PE.

    ResponderExcluir
  3. Célio, você está certíssimo em sua análise. O saudoso,José Augusto, gravou 15 LP's em português e um em castelhano, mais Compactos Simples e Duplos. Da vasta discografia dele, faltam-me, ainda, 03 músicas que eu não tenho, mas eu estou procurando. Quaisquer informações é só me ligar no (19) 98275-4230 (Tim). Eu sou pernambucano de Recife, resido aqui, em Indaiatuba, na Grande Campinas (SP). Disponha deste seu amigo, Jo$a Rickywânner, o Amigo dos Amigos, locutor do programa, MÁQUINA DO TEMPO, da Rainha do Sol FM 105,9 . Procure ouvir pela WEB todos os sábados das 13 às 17 horas e aos domingos das 16 às 19 horas, sempre resgatando as músicas do passado de vários gêneros.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo moro em Spaulo capital, tenho a discografia completa deste cantos e músicas inéditas,no yutub sombras e bejo gelado somam mais de 220000 mil acesso veja Sane lima fui o primeiro no yutube estou no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo acervo e obrigado pela informação. Um abraço, Armando.

      Excluir
  5. Olá amigo moro em Spaulo capital, tenho a discografia completa deste cantos e músicas inéditas,no yutub sombras e bejo gelado somam mais de 220000 mil acesso veja Sane lima fui o primeiro no yutube estou no aguardo.

    ResponderExcluir
  6. .Fato curioso : Todos os anos no mês de janeiro a acontece a Festa de Santos Reis;. município sergipano de Aquidabã - Se. Onde o cantor Sergipano Jose Augusto nasceu. Em 1964 durante esta festa meu pai (in-memoriun) Deputado Antonio Torres Junior, seus irmão (in-memoriun) Job de Souza Torres e Arquibaldo de Souza Torres e seu compadre : Cicero Gomes de Melo ( que esta vivo com muita saúde).e Eu Angelo Mauricio Torres.. Estávamos assistindo ao show do Jose Augusto. Terminado o evento meu pai foi falar com o cantor. Depois de conversarem meu pai contratou o cantor Jose Augusto para ir cantar em Canhoba-Se. O mesmo aceitou. No dia seguinte a festa em Aquidabã o Cicero Gomes de Melo foi buscar ele e seu violinista em um Jeep.O palanque foi a calçada da Casa Amarela residencia dos TORRES em Canhoba..Foi um sucesso.Terminado o show o Jose Augusto pernoitou na nossa casa e no dia seguinte o amigo Cícero foi levar ele em Aquidabã - Se. "Memórias da Casa Amarela" família TORRES. FONTE::::Origem: Wikipédia, BIOGRAFIA JOSE AUGUSTO COSTA>>> enciclopédia livre.( Em 1964 o Deputado Estadual filho de Canhoba, Antonio Torres Junior, contratou um show do cantor José Augusto para uma apresentação em Canhoba. O Show foi realizado na calçada da residência da família Torres na Praça Deputado Antonio Torres Junior nº 84 foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  7. .Fato curioso : Todos os anos no mês de janeiro a acontece a Festa de Santos Reis;. município sergipano de Aquidabã - Se. Onde o cantor Sergipano Jose Augusto nasceu. Em 1964 durante esta festa meu pai (in-memoriun) Deputado Antonio Torres Junior, seus irmão (in-memoriun) Job de Souza Torres e Arquibaldo de Souza Torres e seu compadre : Cicero Gomes de Melo ( que esta vivo com muita saúde).e Eu Angelo Mauricio Torres.. Estávamos assistindo ao show do Jose Augusto. Terminado o evento meu pai foi falar com o cantor. Depois de conversarem meu pai contratou o cantor Jose Augusto para ir cantar em Canhoba-Se. O mesmo aceitou. No dia seguinte a festa em Aquidabã o Cicero Gomes de Melo foi buscar ele e seu violinista em um Jeep.O palanque foi a calçada da Casa Amarela residencia dos TORRES em Canhoba..Foi um sucesso.Terminado o show o Jose Augusto pernoitou na nossa casa e no dia seguinte o amigo Cícero foi levar ele em Aquidabã - Se. "Memórias da Casa Amarela" família TORRES. FONTE::::Origem: Wikipédia, BIOGRAFIA JOSE AUGUSTO COSTA>>> enciclopédia livre.( Em 1964 o Deputado Estadual filho de Canhoba, Antonio Torres Junior, contratou um show do cantor José Augusto para uma apresentação em Canhoba. O Show foi realizado na calçada da residência da família Torres na Praça Deputado Antonio Torres Junior nº 84 foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Sou sergipano nascido em Propriá. José Augusto tinha parentes que residiam nesta cidade e tinham relações de amizade com minhas irmãs.

    ResponderExcluir