domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Mudança da Capital


A Mudança da Capital
Por Antonio Carvalho

A mudança da capital sergipana ocorreu em 17 de março de 1855, quando o presidente da província de Sergipe na época, Inácio Barbosa, elevou a categoria de cidade o povoado de Santo Antônio do Aracaju e efetivou a mudança da capital de São Cristóvão para a nova cidade, se tornando a principal povoação de Sergipe no inicio do século XVII.

Fundada em 1855 Aracaju se tornaria a segunda cidade planejada em um Estado brasileiro, as ruas de Aracaju foram projetadas como um tabuleiro de xadrez.
Um fato importante na história da capital sergipana é que a sua mudança não foi apenas uma iniciativa do presidente da província, Inácio Barbosa, mais de uma série de fatores sociais e econômicos ocorridos na província sergipana. Sergipe estava vivendo uma fase de crescimento econômico e crescimentos das suas cidades e os centros urbanos passavam a ser os novos pontos de realização de negócios e de encontros políticos.

Uma questão importante para a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju foi o açúcar, o presidente Inácio Barbosa sabia da importância do açúcar para Sergipe como principal produto de importação.
Para escoar toda a produção de cana de açúcar de uma forma mais rápida para e aumentar a exportação, um ano antes da mudança da capital foi mudado para as praias de Aracaju a alfândega, uma subdelegacia, uma agência dos correios, e a mesa de rendas provinciais dando os primeiros passos para o crescimento econômico de Sergipe.

A verdade é que Aracaju foi um importante salto para a sociedade sergipana um povoado que derrepentemente se torna cidade e que começa trazendo uma grande responsabilidade de se tornar a mais nova capital da província e alavancar os projetos econômicos de todos os sergipanos.

Aracaju foi projetada para ser moderna, grande, e a sua construção superou muitas dificuldade de engenharia pois ele se erguia sobre os lagos e mangues.
Não se sabe exatamente qual foi o ponto inicial da urbano do projeto da cidade de Aracaju, para todos os que moram trabalham estudam e visitam Aracaju sabe da sua importância hoje para o Estado de Sergipe Aracaju é a cidade mais importante do estado tudo acontece por aqui.

Foto e texto reproduzidos do site: osergipano.com
De: Antonio Carvalho, professor e blogueiro, formado pela Universidade Tiradentes (UNIT) apaixonado por história em geral e mais pelas histórias de nosso povo o Sergipano.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 16 de fevereiro de 2013,

Um comentário: