sexta-feira, 30 de maio de 2014

Postal de Sempre

Foto reproduzida do blog: aracajuantigga.blogspot.com

 Foto reproduzida do blog: misscheck-in.com.

Publicado originalmente no Facebook/Fan Page/Petrônio Gomes.

Postal de Sempre.
Por Petrônio Gomes.

A primeira visão de uma cidadezinha brasileira para quem viaja por terra é quase sempre a cruz de uma igreja construída sobre um monte. Se a aproximação acontecer à noite e se coincidir com uma festa religiosa local, será um bálsamo para os olhos cansados do viajante a festa de luzes que despontará na escuridão. Quantas vezes não terei sentido esse afago de boas vindas no espírito, principalmente em terras de Minas Gerais! O Brasil foi feito assim, com muito sacrifício escondido, muita coragem encabulada e muita devoção teimosa.

Aracaju também nasceu sobre uma colina de brinquedo, em redor de um templo, a única eminência da cidade plana que se estenderia mais tarde, para além do alcance dos olhos. Trazido pela lembrança dos meus anos de calças curtas, estou aqui no topo da ladeira, junto à igreja. Seria desnecessário um mirante onde me encontro, já pela pequena elevação do terreno, já pela visão prejudicada em virtude do paredão de edifícios que vemos ao longe. Mas dentro de minhas calças curtas, neste mesmo lugar, eu percorria grande parte de Aracaju e avistava até as águas do rio...

A rua João Pessoa ainda não havia perdido metade do seu território, isto é, continuava com o mesmo nome até à Estação Ferroviária. Como assim? A Estação da Leste ficava onde foi construído o Mercado hortifrutigranjeiro, começo da Avenida Coelho e Campos. Exatamente na esquina, havia um sinal luminoso para o bonde que ia para Santo Antônio. Ao chegar aqui, o bonde entrava à esquerda, até alcançar a avenida João Ribeiro, passando pela casa comercial de Nicola Mandarino. Depois, seguia até o sopé da ladeira, onde fazia a volta e se dirigia para a rua Japaratuba (hoje, João Pessoa). Ele nunca teve apetite para subir a ladeira, e se tivesse, não havia trilhos.

Pois é. Aos domingos, cerca de três e meia da tarde, eu tomava o bonde do Santo Antônio com minha avó, que pertencia à Ordem Terceira de São Francisco. Todos lá em casa diziam que era eu quem levava minha avó, mas a verdade é que ela me conduzia, talvez para que minha ausência fosse melhor aproveitada por quem desejava descansar.

A outra lembrança da colina é a do cinema São Francisco, cujo imóvel ainda lá se encontra. Parece-me que pertencia à Irmandade de São Francisco, uma particularidade que nunca interessou aos meninos de oito a dez anos, cuja ambição domingueira estava resumida na matinée, com filmes de pancadaria e balas de hortelã.

Santo Antônio foi, por dezenas de anos, o retrato da zona norte da cidade, assim como a Atalaia ainda é a embaixadora da zona sul. Quando os meus colegas de estudo foram, em grande parte, para Salvador, morriam de rir quando voltavam para passar as férias, admirados consigo mesmos por terem um dia achado enorme a ladeira do Santo Antônio. E não vai muito longe o tempo em que o exame de qualidade da potência de um automóvel consistia em vencer a ladeira do Santo Antônio na segunda marcha...

Dentro do pouco espaço de que disponho em minha sala de trabalho, arranjei dois lugares na parede onde pendurei dois quadros: um deles, uma fotografia da Ponte do Imperador, obtida no começo de uma manhã, com a rua deserta; a outra foto é da Igrejinha do Santo Antônio, de onde eu descortinava a Aracaju de minha infância, ambas tiradas por meu amigo Lineu.

Mas a foto da Igreja do Santo Antônio continua sendo o meu postal de sempre.

Fotos e texto reproduzidos aqui do: Facebook/Fan Page/Petrônio Gomes.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 29 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário