segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lúcio Telles




Publicado originalmente pelo site PGE-SE, em 24/02/2014.

Artista do Mês – Lúcio Telles.
Por Mário Britto.

Lúcio Telles (Lúcio Flávio Teles de Jesus), fotógrafo e design gráfico
Nascimento: 16 de maio de 1978, em Aracaju/SE.

Nascido em um favorável ambiente artístico, desde muito cedo Lúcio Telles já demonstrava curiosidade e fascínio pelas artes. O teatro, a música, a poesia e a dança sempre estiveram presentes em seu universo familiar. Em 1997, por decisiva orientação de seu avô, o jornalista e radialista José Eugênio de Jesus, fundador da Associação Sergipana de Imprensa – ASI, inscreveu-se em um curso de fotografia oferecido pela ASI e, a partir de então, enveredou pela carreira de fotógrafo.

Dinho Duarte, Araquém Alcântara, Sebastião Salgado, Pierre Verger, Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol são referências de fotógrafos e artistas que o influenciaram. Estudioso, Lúcio Telles vive em constante busca de aperfeiçoamento profissional. Atualmente pesquisa o trabalho de Banksy, grafiteiro inglês que mescla tecnologia, pensamento crítico e fusão de técnicas, cuja obra pode ser encontrada em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Fotógrafo em tempo integral, Lúcio Telles, além de registros sociais, documentais, jornalísticos e publicitários, possui um significativo acervo de fotos autorais, fruto de seus insights e de sua incursão por múltiplas técnicas. Destacado como artista contemporâneo, a cor, predominantemente quente, o movimento e a expressão são elementos que identificam e individualizam a sua fotografia.

Apreciador e conhecedor das artes em suas diversas formas de expressão, cita André Chagas, com quem conheceu a street art, o artista plástico Leonardo Alencar, o escultor Antônio da Cruz, o cordelista Chiquinho do Além Mar, o fotógrafo Vick Muniz e os grafiteiros Gêmeos como ídolos de sua admiração.

Em 2003, realizou sua primeira exposição individual, intitulada “Tabuleiros de Imagem”, no Espaço Cultural Yázigi, em Aracaju. Em 2006, participou da mostra coletiva “Aracaju: Paisagens e Personagens”, comemorativa aos 150 anos da cidade, na Galeria Jenner Augusto, em Aracaju e, em 2007, expôs individualmente “Tempo Quando”, na Mostra Aracaju, em Aracaju. No exterior, realizou a exposição fotográfica “Brasil Sergipanidade”, em 2010, na França e, em 2011, na Espanha e Escócia.

Lúcio Telles é fotógrafo colaborador de várias revistas nacionais, entre elas: “Caras”, “Peregrino” e “Sorria”. No ano de 2010, editou, em parceria com os fotógrafos Márcio Dantas e Márcio Garcez, o livro “Do Litoral ao Sertão”, esmerada produção que reverencia Sergipe em belas imagens. Em 2013, foi um dos colaboradores da publicação coletiva “Eu amo a bike”, do Banco Itaú, em São Paulo e um dos fotógrafos do livro “AracaJouBert”, biografia do artista Joubert Moraes, organizado por Mário Britto.

Foto e texto reproduzidos do site: pge.se.gov.br/artista-do-mes

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 4 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário