terça-feira, 6 de maio de 2014

Nossos Grandes Pediatras

Dr, Machado de Souza.

                 Dr. Lauro Hora                              

Infonet - Blog Lúcio Prado - 29/09/2006.

Nossos Grandes Pediatras. 
Por Lúcio Antônio Prado Dias.

No momento em que o Governo de Estado anuncia a inauguração do Hospital Infantil “Dr.José Machado de Souza”, numa justa homenagem ao ilustre esculápio, nada mais oportuno que relembrar os vultos que marcaram o exercício da especialidade em nossas plagas.
..............................................
Dr.José Machado de Souza.

No momento em que o Governo de Estado anuncia a inauguração do Hospital Infantil “Dr.José Machado de Souza”, numa justa homenagem ao ilustre esculápio, nada mais oportuno que relembrar os vultos que marcaram o exercício da especialidade em nossas plagas. Nomes que marcaram a nossa história com lições de competência e humanismo, exemplos de integridade moral e modelo para várias gerações de médicos.

Relembro inicialmente de Augusto Leite. Não era pediatra e sim cirurgião consagrado, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e com especialização em Paris, isso na primeira década do século XX. Ao regressar a Aracaju, Augusto Leite iniciou seu trabalho no Hospital Santa Isabel realizando cirurgias delicadas, com êxito. Em 1926, com a inauguração do Hospital de Cirurgia, obra que conseguiu graças à promessa cumprida do Governador Graccho Cardoso, Augusto Leite passou a se interessar pelos problemas da criança sergipana e iniciou a implantação dos primeiros programas de puericultura, com a ajuda fundamental de um médico com larga visão humanista: Dr. Lauro Hora, que montou consultório em pediatria e coordenou durante muito tempo programas de assistência aos pequenos estudantes das escolas públicas. Lauro tinha uma formação inicial muito ligada à Saúde Pública e Higiene e aos poucos foi se dedicando à criança na sua total plenitude.

Surge então em 1937 aquele que passa a ser a grande referencia da pediatria sergipana: o Dr. José Machado de Souza. O Dr. Machado, como era mais conhecido nasceu em 22 de janeiro de 1912 em Aracaju, filho de Gervásio de Araújo Souza e D. Laura Machado Souza. Iniciou o curso médico na Faculdade de Medicina da Bahia em 1929, entretanto transferiu-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, graduando-se em 26 de novembro de 1934. Fundador e presidente da Sociedade Médica de Sergipe e da Sociedade Sergipana de Pediatria. Foi vice Governador do Estado (1955 – 1959), Secretário Estadual de Saúde (1979 – 1982). Na sua administração foi implantado em Sergipe o HEMOSE (Centro de Hemoterapia). Foi ainda um dos fundadores e professor de Pediatria da Faculdade de Medicina de Sergipe, médico do INAMPS, Diretor do Hospital Infantil do Hospital de Cirurgia e do Hospital Santa Isabel, de 1937 a 1980.

Dr.Lauro Hora.

Figura de personalidade marcante, homem de princípios morais e éticos inabaláveis, Dr.Machado foi um divisor de águas na pediatria sergipana, para muitos o Pai da Pediatria sergipana. Sempre presente e atuante, foi o primeiro professor de pediatria da nossa Faculdade e com outros abnegados passaram a lecionar gratuitamente aos jovens estudantes de Medicina, formando uma multidão de seguidores e admiradores. Seu vozeirão, que aos mais desavisados parecia assustar, se comparava ao tamanho da bondade de seu coração.

Quando, ainda estudantes de Medicina, chegávamos ao pavilhão infantil do Hospital de Cirurgia, logo de manhã cedo para os primeiros estudos práticos, deparávamos com aquela figura descomunal, desproporcional para seus pequeninos pacientes, colocando suas grandes mãos em pequenos abdomes, muitos com baços e fígados enormes, em decorrência de verminoses e carências protéicas. Acordava cedo para estudar e em seguida começava a sua peregrinação para ver as criancinhas internadas.

Machado teve importante participação política em Sergipe, sendo Secretário de Saúde e Vice-Governador do Estado. Nas aulas que ministrava, ao discorrer sobre as conseqüências da esquistossomose, dos efeitos das anemias carênciais e da desnutrição que acometia as nossas crianças, deixava visivelmente transparecer sua inquietação e desconforto pelo estado de pobreza e fome de boa parte da população. Seu inconformismo com a situação, que às vezes se manifestava de forma contundente e outras com irreverência peculiar, talvez isso o tenha conduzido à participação na política.

Dois outros nomes marcaram a pediatria sergipana com destaque e relevância, também professores e comprometidos com a causa da criança: Hyder Bezerra Gurgel e Paulo Freire de Carvalho. Dedicaram toda a sua vida ao atendimento pediátrico, montaram as primeiras clínicas especializadas em nossa cidade para atendimento da criança e deixaram também seguidores. Vários outros pediatras se sucederam ao longo dessa história de abnegação e atenção à saúde da criança. Nomes como João Cardoso do Nascimento, Sílvio Santana, Jacy Meireles, Bráulio Abreu, Josefina Maranhão, Maridélia Guedes, Iracema Carneiro Leão, Simone Matos, Byron Ramos, Marília Ramos, Magali Dias de Carvalho, Antonio Paixão, José Augusto Lisboa, Stela Santana, Luciano Franco, Ana e João Lima, Margarida Diniz(Margaridinha) e a geração dos mais novos, Ricardo Gurgel, Cristina Garcia, Glória Tereza, Ângela Marinho, Andréia Diniz e Evilásio Lima, este recentemente falecido de forma prematura.

É para estes e para todos os demais pediatras, que na labuta diária do trabalho, onde quer que estejam, na capital ou no interior, anonimamente, na maioria das vezes mal remunerados, mas todos imbuídos de uma nobre e dignificante missão, que é a de cuidar das nossas crianças, que presto essa homenagem.

Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/lucioprado

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, 6 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário