terça-feira, 6 de maio de 2014

Fábio Pamplona




Publicado originalmente pelo site PGE-SE, em 21/02/2014.

Artista do Mês – Fábio Pamplona.
Por Mário Britto.

Nascido no dia 19 de setembro de 1978, na cidade do Bom Jesus do Itabapoana/RJ, ainda criança, Fábio Pamplona tinha fascínio pelos livros de artes, em especial, pelos de fotografia. Encanta-se com os desenhos, as aquarelas e os óleos sobre tela feitos pela sua mãe. Desde que ganhou a primeira câmera, fez dela a sua companheira inseparável, mantendo-a sempre às mãos, pronto para entrar em ação. Em 1993, mudou-se com a família para Aracaju, onde estudou, aprimorou técnica e iniciou a sua carreira de fotógrafo. Em 1997, volta a Niterói e ingressa na Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense. Em 2005, retornou a Aracaju, e desde 2009, mora no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Fotografia, na Faculdade de Fotografia da Universidade Estácio de Sá.

Atento às modernidades tecnológicas, atraído pelo belo e focado no universo fashion, em 1996 Fábio Pamplona realizou os primeiros trabalhos profissionais. Possuidor de um criterioso senso estético, fruto de muitos estudos e intercâmbio com outros fotógrafos, tem em seu portfólio importantes campanhas publicitárias no eixo Aracaju/Rio de Janeiro/São Paulo.

Influenciado por diferentes artistas de vários segmentos, como: Andy Warhol, Robert Mapplethorpe, Van Gogh, Picasso, Miró, René Magritte, Federico Fellini, Toulouse Lautrec, Madonna, Michael Jackson, Walt Disney, Richard Avedon, Ansel Addams, Sebastião Salgado, Pierre et Gilles, Akira Kurosawa e o sergipano Leonardo Alencar, Fábio Pamplona criou um estilo eclético e pontuado na admiração aos seus ídolos, em especial, David LaChapelle e Mario Testino.

Experiente na mistura de técnicas, Fábio Pamplona realiza um trabalho contemporâneo, no qual cores, texturas, ideias, conceitos, sensações e elementos geométricos se mesclam e se completam. Profissional requisitado por celebridades, vem fazendo trabalhos em diversas áreas. Além das fotos que constituem o seu acervo pessoal, formado ao longo de sua carreira, Fábio Pamplona possui obras em várias coleções particulares e em locais públicos, a exemplo da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do restaurante Chateou Blanc, ambos em Aracaju.

Em 1996, participou de oficina de fotografia com a professora Eliane Velozo, promovida pela CULTART/PROEX/UFS, em Aracaju; em 1998, participou de curso de Linguagem Fotográfica, no Curso da Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Entre as muitas exposições de que participou, destacam-se as coletivas realizadas: em 2001, no Espaço da Arte, na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), em Aracaju; em 2006, no Cantinho da Arte da Unimed, em Aracaju; em 2012, no Shopping Boulevard, “Dentistas do Bem”, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro; e, em 2013, “Poéticas Visuais”, com curadoria de Cláudia Lewinsohn, no Espaço Cultural Evandro Teixeira, no Rio de Janeiro.

Durante as comemorações do Ano da França no Brasil, em 2009, realizou, em Aracaju/SE, as seguintes exposições: “Paris1`Q1 d´Amour”, no Shopping Jardins; a convite do Vice-Consulado da França em Sergipe: “Paris d´un Jour”, na Biblioteca Pública Epifânio Dória e “Paris de Toujours”, na Galeria J. Inácio, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Em setembro de 2013, participou da exposição coletiva “Coleção Mário Britto, um sentir sobre as Artes Visuais em Sergipe”, com curadoria de Mário Britto.

Fotos e texto reproduzidos do site: pge.se.gov.br/artista-do-mes

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 4 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário