sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um novo Arquivo Público no Distrito Administrativo


Um novo Arquivo Público no Distrito Administrativo

No Distrito Administrativo de Aracaju o poder público tem construído palácios nababescos com luxuosos pisos de mármore da melhor lavra, se bem que destituídos de qualquer criatividade arquitetônica e até soturnos por fora, mas perdulários por dentro. Ali se erguem monumentos às corporações, cada uma mais vaidosa do seu templo e do poder que exerceu para conseguir recursos, advindos, principalmente, do tesouro federal. Tudo bem, o poder público está certo em reunir num mesmo sítio urbano os seus equipamentos institucionais, pelo bem de uma disposição concentrada dos serviços públicos que beneficie a acessibilidade.

A ”Corporação da Cultura”, digamos assim para melhor entendimento, batalha pela construção de um novo Arquivo Público Estadual faz tempo, mas o minguado orçamento do MINC não nos permite nem falar em tal investimento. E o governo de Sergipe, a ver a atenção que vem dando, desde várias gestões, ao velho e abandonado Arquivo Público caindo pelas tabelas na Praça Fausto Cardoso, não nos anima a pretender que o minguado orçamento da Secult possa nos socorrer.

E então? Existirão organismos internacionais que abraçem a nossa causa? Como fazer com que o poder público entenda que construir um novo Arquivo Público dotado de modernas tecnologias é importante para enaltecer o nosso status civilizatório? Como fazê-lo entender a perenidade histórica dessa obra?
Resposta: unindo vozes, reivindicando, fazendo-nos ouvir por quem de direito. Os historiadores, pesquisadores, estudantes de “Humanas”, departamentos afins nas Universidades e cidadãos interessados na preservação da nossa memória, estarão cumprindo o seu papel de reivindicar?

Entra governo, sai governo, e o nosso prédio do Arquivi Público não sai! Ele seria uma convergência institucional no Distrito Administrativo de Aracaju , uma demonstração de cuidado com a memória sergipana e de civilidade para avaliação das gerações futuras.

Amaral Cavalcante.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 6 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário