segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dragão sai da Federação - torcida protesta nas ruas


Dragão sai da Federação - torcida protesta nas ruas.

Um dos fatos mais marcantes na história do do Confiança, foi o rompimento com a FSD, por motivo da decisão do campeonato de 1955 que dava nos " bastidores" o título para o C.S.S.Comandados pelo Patrono Joaquim Sabino e pelo deputado estadual Torres Júnior, os torcedores saíram às ruas de Aracaju para protestar.

Os últimos acontecimentos esportivos que originaram no afastamento da Associação Desportiva Confiança, da Federação Sergipana de Desportos, não nos parece ter a gravidade precisa que merecesse da parte dos diretores do clube proletário tão enérgica quão arrogante atitude.

Mesmo admitindo houvesse o campeão de 54, sofrido uma série interminável de perseguições e injustiças, do presidente da F.S.D., Sr. Manoel Moura Filho, conforme declarações do Sr. J. Montes, presidente do Confiança, mesmo assim achamos injustificável o seu afastamento da liga, considerado por muita gente como extemporâneo e violento. Melhor seria que os dirigentes do Confiança não avançasse tanto antes de apurar as acusações de culpa formuladas contra seus atletas, e aceitasse as determinações da mentora sergipana, para a realização do segundo jogo com o clube Sergipe, em qualquer campo, dando-lhes uma demonstração de que realmente são esportistas, e empreendendo maiores esforços no sentido de positivar mais uma vez o poderio de sua equipe. Findo os compromissos derradeiros desta jornada pelo campeonato de futebol da cidade deste ano, qualquer que fosse o seu resultado não seria demais se os diretores do clube prejudicado voltassem a reexaminar a questão, já com o propósito definitivo de em caso de não ser mais possível o perfeito entrelaçamento de relações amistosas entre seu clube e o presidente da F.S.D., aí então dar-se-ia o seu afastamento, mesmo temporário, em forma de licença, até quando permanecesse na presidência da Liga, o Sr. Moura Filho.

Estas observações que ora fazemos, nesta altura dos acontecimentos, em nada vem diminuir ou condenar a posição já assumida pelo valoroso conjunto "proletário". Não usaremos esta coluna para fins desagregadores. Não sabemos onde está a razão, e por isso mesmo não opinaremos contra ou a favor do Confiança. Do mesmo modo não possuímos as armas necessárias para combater o Sr. Moura Filho. Nos limitamos a comentar as ocorrências com imparcialidade, atribuindo tais atitudes como frutos de paixões exacerbadas, partidas de espíritos egoístas e inconformados, deste ou daquele lado, de elementos que nunca foram desportistas e que jamais compreenderam que o esporte é alegria e amizade entre os povos. Mas, o esporte sergipano, não sofrerá tamanho golpe sem o nosso protesto. Batalharemos pelo seu soerguimento e combateremos por todos os meios ao nosso alcance contra aqueles que desejam a sua destruição.

Quanto ao clube Sergipe, seu adversário nestas batalhas finais, pela posse do título não merece da nossa parte ser criticado pela decisão que tomou - usou de um direito lícito que lhe assiste. O título conquistado em nada lhe decepciona.

Os demais clubes que deram apoio ao presidente Moura Filho, nesta questão que resultou na renuncia da A.D. Confiança, da F.S.D., também usaram o direito legal, e certamente não acompanharam o clube do Sr. Montes porque têm suas razões ocultas que somente a eles cabem revelar. Enfim, todos agiram acertadamente ou estão implicados no mesmo erro. De nossa parte que sentimos a ausência do quadro do Bairro Industrial do futebol sergipano, (caso sua decisão tenha sido definitiva) lamentamos o ocorrido, esperando que fatos decepcionantes como o que estamos assistindo, não continuem desmoralizando um passado digno e honroso dos desportistas dos nossos antepassados que souberam com altivez e dignidade elevar o nome esportivo do nosso pequenino Estado.

Matéria assinada por Hildebrando Lima e publicada no Jornal de Sergipe em 15/12/1955 (Dos arquivos de Robson Porto).

Foto e texto reproduzidos do site: fotolog.com.br/adconfianca

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 25 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário