domingo, 3 de novembro de 2013

Precisamos guardar a nossa História


Precisamos guardar a nossa História.
Por Amaral Cavalcante.

Talvez sejamos a última geração a registrar os seus feitos, costumes, aparência, circunstâncias ambientais e políticas, no papel. Os Arquivos institucionais existentes em Sergipe guardam uma preciosa documentação empacotada em prateleiras e caixotes, predominantemente reunida mediante técnicas de preservação já suplantadas pelas novas tecnologias. Alfarrábios preciosos e inestimáveis guardados assim estão praticamente condenados à curiosidade dos insetos, como uma fortuna em contos de réis guardada num colchão. De que valerão no futuro?

Estamos perdendo para as traças a nossa história administrativa e privada porque, embora vivamos a era das novas tecnologias, relegamos a guarda da nossa história a métodos ultrapassados. Precisamos construir um novo Arquivo Público dotado de condições que abriguem as modernas exigências da Arquivologia, para que a nossa atualidade não sofra o mesmo descaso que estamos imprimindo ao passado.

Falo de um equipamento multimídia -como o são os Museus da Imagem e do Som- dotado de tecnologia que nos permita, inclusive, a digitalização do acervo iconográfico disperso em arquivos oficiais e coleções particulares e que, desde o uso da fotografia até o aparecimento das mídias digitais, registram a vida sergipana.
São os acervos fonográficos ainda existentes em nossas rádios como a Liberdade, a Cultura e a Aperipê (antiga Difusora) e os vídeos porventura preservados nas emissoras de TV. Há também os acervos institucionais nas Secons do governo e da prefeitura, apenas citando os arquivos institucionais.

No âmbito privado, para exemplificar, no Facebook o grupo “Minha Terra é Sergipe" criado por Armando Maynard, é um espaço virtual onde se postam documentos e depoimentos sobre a sergipanidade. Ele vem se tornando depositário da mais rica iconografia sergipana, com fotografias e vídeos resgatadas dos mais recônditos baús da nossa sociedade, uma rica estante virtual de documentos históricos da nossa vida privada. Ali são postadas fotos de casamentos, batizados, desfiles cívicos, eventos políticos, paisagens e arquitetura urbana de ontem e de hoje, perfis de figuras ilustres, figuras populares e, principalmente, registros da vida sociocultural e administrativa do Sergipe atual, na ótica da cidadania.

A criação de um moderno Arquivo Público Estadual é providência urgentíssima e necessária, até porque, precisamos deslocar a ótica da arquivologia - geralmente exclusiva em atenção ao passado - para a modernidade. Se quisermos preservar para o futuro a história do nosso tempo teremos que entender e utilizar os meios que a tecnologia digital nos oferece.

A apreensão de fatos relevantes, paisagens e costumes, encontram-se ao alcance de qualquer celular. Vamos continuar ignorando isto?

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 01 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário