quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fernando Sávio Brandão de Oliveira

Fernando Sávio na redação do jornal "Folha da Praia", em Aracaju.
Foto: arquivo Amaral Cavalcante.

Fernando Sávio Brandão de Oliveira

Gostava de ser chamado com todos os efes e erres, um nome de quatro costados como exigia sua imponente figura de brancuras europeias e olhar ultramarino. Quando o conheci, na década de 1970, caía-lhe sobre os ombros uma viçosa cabeleira de fios negros e sedosos, largados ao desalinho para acentuar a rebeldia que imperava nele todo. Grandão, malandro de conversa fácil e boa praça, o jornalista Fernando Sávio trazia no peito uma marca inquietante: a enorme cicatriz que lhe deixara uma cirurgia coronária, riscando-lhe o tórax de cima a baixo, e que ele gozava prazer em mostrar abrindo sempre a camisa até o terceiro botão, o que o tornava mais notável entre nós.

Ficamos amigos. Quando lançamos em 1981 o alternativo Folha da Praia, Fernando era o nosso principal articulista, a novidade literária que orientou nossa empreitada por uma nova linguagem jornalística em nosso meio. O seu texto era terno, preciso, literariamente culto e perfeitamente acumpliciado com as grandes questões políticas daqueles tempos, inaugurando, naqueles idos, uma conversa exitosa com os leitores, tão sequiosos disto.

Mas a sua mais inesquecível qualidade é a elegante malandragem, a entrega absoluta aos prazeres da vida, essas coisas que nos fazem eternamente amados e saudosos porque nos mantém na lembrança das ruas, elas que, verdadeiramente, detém o poder de nos acenar com certa imortalidade. Fernando, talvez porque nunca se importasse com as consequências revolucionárias do que fazia, firma-se agora com um grande revolucionário no seu tempo.

Fernando Sávio Brandão de Oliveira era, sobretudo, um boêmio consciente da sua genialidade, um homem emocionado com a sua própria capacidade de alumbramento, um escritor completo de bem humoradas convicções, um letrado de bem com a sua escrita e um amigo bom pra caralho.

Voltarei ao assunto.

Amaral Cavalcante - novembro/2013.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 12 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário