quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um Projeto Modernizado e Urbanístico - Parte 1


Relatório de Viagem: Visita a Cidade de Aracaju
Tema: Aracaju, o projeto modernizador e seus revezes (1910-1930)
Por Joemia Maria Gomes Mota
Aluna do curso de graduação licenciatura em História/UFS.
Polo: Propriá/SE.

A visita monitorada a cidade de Aracaju, ocorrida no dia 15 de dezembro de 2012, ministrada pelo professor Dr. Antônio Lindvaldo Sousa, coordenador da disciplina Temas de Sergipe II, assessorados pelas tutoras Andreza da Conceição Costa, Rita Leoser da Silva Andrade e Gersivalda Mendonça da Mota. O encontro com os alunos previsto para as 09:00 hs, no coreto da praça Fausto Cardoso, o objetivo principal da viagem monitorada é compreender a existência de um projeto modernizador em Aracaju e seus revezes nas primeiras décadas do século XX, tomando como fio condutor de analise personagens protagonistas desse discurso e outros que apontem as contradições desse mesmo discurso.

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Um Projeto Modernizado e Urbanístico - (Parte 1)

Com a fundação de Aracaju, no governo de Inácio Barbosa, em 1855, nascia a ideia de construir em Sergipe um núcleo moderno, em função de um porto que atendesse as necessidades de escoamento da produção Açucareira do Vale do Cotiguiba. A capital até o final do século XIX não consegui realizar melhoramento urbanístico, então o presidente da província Inácio Barbosa encarregou o engenheiro militar Sebastião Basílio Pirro para planejar a nova capital. O plano urbanístico de Aracaju desafiou a capacidade da engenharia da época. A cidade foi implantada em uma área de mangues, dunas, riachos lagos, areais cobertos de cajueiros, curicurizeiros e mangabeiras. As ruas de Aracaju foram traçados em ¨xadrez¨, formando 32 quarteirões de 110 metros quadrados cada um. Para a realização do alinhamento das ruas foram necessários aterros gigantescos, para isso Pirro elaborou um plano de alinhamento dentro de um quadrado de 540 braças (1.188 metros) traçando quarteirões iguais de forma quadrada com 55 braças de largura, separados por ruas de 60 palmos, contudo esse projeto levou dezenas de anos para que o ¨Plano de Pirro¨ se tornar realidade.

Figura abaixo: Quadrado de Pirro
Fonte: acervo particular do autor

Foto e texto reproduzidos do blog: joemiamota.blogspot.com.br
De: Joemia Maria Gomes Mota

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 15 de fevereiro de 2013.

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