domingo, 17 de fevereiro de 2013

Livro de Cordel: "A Invasão Holandesa" (em Sergipe)


Livro de cordel "A Invasão Holandesa" (2010)

O livro de cordel 'A Invasão Holandesa: o período em que a Holanda ocupou Sergipe no século XVII', do poeta Chiquinho do Além Mar...

O autor se dedica desde 2003 a contar a história de Sergipe através da métrica e da rima da literatura de cordel. Chiquinho do Além Mar foi responsável pela criação de um novo formato para os cordéis ao começar a imprimir suas histórias como pequenos livros, e não de forma artesanal. Segundo Chiquinho, essa mudança atrai mais leitores. "A impressão em um material melhor e a preocupação com o acabamento faz com que as pessoas deem mais valor. Elas têm mais interesse em ler e a poesia fica mais rica", afirma.

Para ele, a literatura de cordel é uma prática fundamental em nossa cultura, e passar o conhecimento adiante é fundamental para que novos talentos surjam. Por isso, na última edição do ‘Arte em Toda a Parte', projeto da prefeitura que leva arte e cultura aos bairros da capital, Chiquinho ministrou uma oficina de cordel. "Nossos cordelistas são idosos e é preciso manter a tradição viva. O talento nasce com a pessoa, mas é preciso lapidar, ensinando as regras de rima e métrica", afirma.

De acordo com Waldoilson Leite, apoiar iniciativas como esta é fundamental, pois elas garantem que a tradição se mantenha viva e ao mesmo tempo seja renovada. "O cordel faz parte de nossa cultura, o povo nordestino é retratado através de suas rimas. É muito gratificante ver nossa história eternizada pela poesia, como vemos neste livro de Chiquinho do Além Mar", declara.

Foto e texto reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br
Texto editado por MTéSERGIPE para efeito de divulgação.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 16 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário