sábado, 2 de fevereiro de 2013

Carnaval da Confraria do Carro Quebrado, em Aracaju


Carnaval do Carro Quebrado
Bairro São José, em Aracaju/SE.

Sem sombras de dúvidas o Carro Quebrado representa uma das grandes forças do Carnaval de Aracaju, a luta pela ocupação do seu espaço, representa a Fé, a garra, a coragem e a humildade de uma comunidade que tem São José como padroeiro.

O Largo Carro Quebrado é a simplicidade da beleza de um lugar que recebeu o Frevo de braços abertos para construir um carnaval que quem conhece jamais, esquece!

O Carro Quebrado foi uma proposta que surgiu no ano de 2005 com o advento da Confraria do Carro Quebrado uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública em 2010, que tem por objetivo desenvolver projetos de cunho Cultural e Social junto à comunidade e suas adjacências.
A realização do Carnaval do Carro Quebrado é uma iniciativa da Confraria do Carro Quebrado e da comunidade com o propósito de manter a tradição dos antigos carnavais.

Berço de tradição carnavalesca o Carro Quebrado (antigo nome do Bairro São José), sempre foi palco de carnavais inesquecíveis a exemplo dos carnavais da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, situada na esquina das ruas Zaqueu Brandão com Riachuelo, local onde hoje funciona a Agência São José do Banco do Brasil.

E foi justamente na Associação Atlética Banco do Brasil - AABB que a Orquestra Los Guaranys sagrou-se Tri Campeão dos Carnavais de Clubes de Aracaju, isso aconteceu nos idos dos anos 60, precisamente nos anos 64 / 65 / 66.

Aproveitando a existência do largo Carro Quebrado o projeto dos sonhos seria transformar toda a extensão da Avenida Edézio Vieira de Melo - trecho compreendido entre a Avenida Gonçalo Rollemberg e a Rua Zaqueu Brandão num verdadeiro salão de baile ao ar livre, esse sonho foi concretizado no ano de 2006 com a realização do Primeiro Carnaval Cultural do Carro Quebrado - Quem conhece jamais, esquece!
Com um perfil traçado para resgatar as origens musicais dos velhos carnavais o Carnaval do Carro Quebrado tem a marca do Frevo Pernambucano e do Frevo Baiano Eletrizado (Dodô & Osmar), Moraes Moreira, das tradicionais marchinhas de salão e dos sambas que marcaram época o que faz proporcionar a participação familiar nos dias de realização dos seus bailes.

Quando idealizado o Carnaval do Carro Quebrado foi programado para sempre acontecer uma semana que antecede o carnaval, apesar de ter existido na época, opiniões favoráveis a sua realização nos dias oficiais dos Festejos de Momo.

O Projeto de realização do Carnaval do Carro Quebrado é desenvolvido mediante a participação da iniciativa privada, da Prefeitura Municipal de Aracaju, do Governo do Estado e de simpatizantes.

Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2013 o Carro Quebrado vai realizar no Largo Carro Quebrado a edição de número oito do Carnaval Cultural do Carro Quebrado - Quem conhece jamais, esquece!

Foto e texto reproduzidos do site: jornaldodiase.com


Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 2 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário