sábado, 2 de fevereiro de 2013

Homenagem a Ismar Barreto


Texto-Homenagem atualizado para o passado
Por: MTéSERGIPE.
...........................

Ismar Barreto é homenageado em 'A Saudade Bateu no Coco’
Por Aline Galvão (Publicação de 30/11/2007).

O cantor e compositor sergipano Ismar Barreto consagrado por canções como ‘Viver Aracaju’ e ‘Porteiro de Cabaré’, (foi) ...lembrado num grande show intitulado ‘A Saudade Bateu no Coco’, que acontece(u) (em uma) ...sexta-feira, 30, no Boteco dos Poetas, às 22h. Na oportunidade (foram) ...lançados dois CDs do artista, o ‘Ismar Barreto Ao Vivo’ e ‘Tremendamente Sacana’, que reúnem algumas das mais de 300 canções do músico, falecido em dois de junho de 2006.

A produtora do show, a cantora Amorosa, avisa “este não será um momento de tristeza. Nós vamos cantar Ismar”. Mais de 20 artistas que compõem a nata da música sergipana interpreta(m) ...as composições dele num show com uma grande produção.

Os CDs

Os dois trabalhos que (foram) ...lançados resumem um pouco da extensa obra musical de Ismar, que compôs mais de 300 músicas e quase 3.000 jingles, enquanto publicitário. “Os CDs são uma obra e uma prova da genialidade da criação de Ismar. Ele era um gênio, musicalmente falando. Ele conseguia fazer uma música romântica de fazer chorar, ou uma música de fazer você se mijar de rir. Ele conseguia sair de um extremo para o outro”, explica Amorosa.

O CD ‘Ismar Barreto Ao Vivo’ foi gravado durante um show acústico, dirigido por Pascoal Maynard, que foi realizado no palco do Teatro Atheneu, em agosto de 1997. O trabalho traz 24 faixas, sendo doze músicas e 12 textos, a maioria causos contados por Ismar entre uma música e outra. Além disso, traz cinco textos publicados após sua morte, de autoria de pessoas próximas, entre eles a própria Amorosa, Pascoal Maynard e Luiz Eduardo Oliva. Traz também um trecho de uma carta enviada por ele a Amorasa, em que conta:

Capa de Tremendamente Sacana como Deus lhe concebeu, texto simples e bem humorado que é um verdadeiro poema auto-descritivo.

“Esses textos contam de forma clara quem era Ismar, enquanto compositor, pessoa, amigo, enquanto sergipano...”, resume Amorosa. “Quem aprecia música sergipana tem que ter esse CD”, ressalta.

Já o ‘Tremendamente Sacana’ traz grandes sucessos de Ismar como ‘Porteiro de Cabaré’ e ‘Melô da Rapariga’, que mostra o lado gozador e um tanto ‘brega’ do artista. Este trabalho foi a única compilação de suas obras lançada em vida, que teve uma excelente repercussão principalmente nas rádios sergipanas, por conta disso está sendo lançada esta 2ª edição.

Homenagens

Marcas de Ismar: o chapéu panamá e o violão

Ismar Barreto faleceu em junho do ano passado vítima de câncer. Ele era uma pessoa extremamente querida pela classe artística sergipana e de lá para cá já foram diversas as homenagens prestadas a ele, como a criação, um dia após a sua morte, do Instituto Viver Aracaju. Dentre as ações do instituto está o lançamento dos dois CDs.

O Viver Aracaju nasceu como grande objetivo de manter viva a memória das obras de Ismar, que nas palavras de Amorosa, “está sem sombra de dúvida no hall dos autênticos compositores brasileiros” (...).

Texto e foto reproduzidos do site: orladeatalaia.com.br/

Capa do CD Ismar Barreto Ao Vivo
Ismar em foto de Aloízio Aciolly

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 30 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário