sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Academia Gloriense de Letras


Academia Gloriense de Letras é instalada em Nossa Senhora da Glória/SE.
Evento aconteceu em 12 dez 2012.

Com o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária no Alto Sertão sergipano, a Academia Gloriense de Letras (AGL) realizou na noite do dia 12/12/12, no auditório do Colégio Padre Leon Gregório, na cidade de Nossa Senhora da Glória, a Solenidade de Instalação da Academia Gloriense de Letras, com a presença de inúmeros intelectuais, artista de todo o estado e convidados.
O evento iniciou-se às 19h com apresentações dos membros da AGL, convidados e entre outros. Logo após, houve discurso cerimonial, e cantaram o hino nacional. Seguido de discurso de cada membro da Academia. Em discurso, a prefeita Luana Oliveira agradece e parabeniza a todos os fundadores da AGL. “Parabéns e sucesso a todos vocês, que sejam inspiração para muitos glorieses que queriam está aqui nesta noite de hoje”, destacou Luana Oliveira.
A academia é composta por 40 cadeiras, atualmente com 8 membros fundadores, ou seja, restando ainda 32 cadeiras vagas. Os oito membros acadêmicos fundadores da AGL foram todos diplomados e receberam medalhas. Além da diplomação, houve a posse da primeira diretoria executiva para o biênio 2012/2014, tendo como presidente o professor e poeta Jorge Henrique Vieira Santos. “A AGL foi uma iniciativa do nosso grupo, desde junho do ano passado que tivemos a ideia de criar uma entidade que promovesse a leitura e a escrita, com a vinda do homem livro a nossa cidade essa ideia floresceu [...] A iniciativa foi muito bem recebida por várias entidades de cultura e pessoas do estado inteiro [...] nosso objetivo é trabalhar e começar a promover eventos que valorize a cultura, leitura e escrita”, ressaltou o poeta Jorge Henrique.
O evento se encerou por volta das 22h30. Em conversa com o prefeito eleito de N. Sra. da Glória, Chico do Correio, ele fala da importância dessa instituição para o município e todo médio e alto sertão. “A Academia Gloriense de Letras chegou no momento muito importante para sociedade do médio e alto sertão, para reforçar e implementar ainda mais à cultura[...] ela vai dinamizar e enfatizar a cultura do povo de glória, médio alto sertão e de todo estado [...] e o poder público já está dando seu apoio através da prefeita Luana e seu irmão Sergio Oliveira e a partir de Janeiro de 2013 Chico do Correio e Aparecido Dias irão dar o apoio que for necessário para que essa instituição se fortaleça ainda mais [...] ela é de extrema importância para evolução cultural do nosso município [...] fazendo com quer os nossos jovens no campo das artes, da escrita, da cultura possam evoluir ainda mais [...] que possam adquirir o desejo e a vontade de expressar o seu momento cultural, todo o seu conhecimento [...] repito essa instituição será de extrema importância para Nossa Senhora da Glória e Região”, enfatizou Chico do Correio.

Pedro Poderoso/ Redação Sou de Sergipe
Jornalista DRT/SE 1872
Foto e texto reproduzidos do site: soudesergipe.com.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, 7 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário