domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resumo da História de Sergipe



Resumo História de Sergipe.
Por Antonio Carvalho

O inicio de nosso Estado foi marcado por muitas lutas, conquistas, invasões e escravidão, mais que marca um momento de grandes mudanças na história do Brasil como um todo. Mais gostaria hoje apenas trazer de forma bem resumida um pouco do inicio do nosso Estado.

Sergipe é o menor Estado da união, localizado entre os rios Real e o rio São Francisco, O nosso território foi visitado por Gaspar lemos e a guarda-costeira portuguesa pela primeira vez em 1501.

Mais sem nenhum avanço na conquista do território Sergipano, pois os Franceses conseguiram contatos pacíficos com os nativos e começaram a realizar as primeiras atividades de escambo, ( especie de troca realizada com os índios) importando do território sergipano pimenta, algodão e principalmente o pau-brasil.

Mais só em 1575 é que os portuguese derem os primeiros passos para a colonização, com a fundação de igrejas e envio dos jesuítas para catequizar os índios, que desde o inicio não se mostrou uma tarefa fácil e eles enfrentaram muitas dificuldades.
Devido a resistência indígenas, soldados foram enviados pelo rei que começaram a violentá-los cruelmente, raptando mulheres e crianças e saqueando as aldeias.
Depois de muitas disputas e perdas de ambos os lados, as tribos conseguiram expulsar de suas terras os invasores portugueses, que queriam o território Sergipano para a expansão do comercio e criação de gado.

Somente em 1590 é que o capitão Cristóvão de Barros e seus soldados conseguiram conquistar a região e após um longo período de conflitos conseguiu conquistar e escravizar boar parte dos índios sergipanos, e fundou o arraial de São Cristóvão. Que depois o nome de Sergipe Del Rey.

O inicio na província de Sergipe foi marcado pela atividade de criação de gado e cana-de-açúcar os principais produtos para as províncias, por esse motivo foi trazida da África muita mão de obra escrava, principalmente para o cultivo e manuseio da cana-de-açúcar.

Mais o Sergipe ainda sofria muito com inúmeros problemas, a resistência de alguns indígenas e os conflitos com os franceses que só seriam expulsos de Sergipe em 1961.

Em 1637 Sergipe quase foi a ruína com a invasão holandesa, que causaram incêndios e destruição das safras e muito roubos, os holandeses queriam se estabelecer no território de Sergipe com o plano de invadir a cidade de Salvador.
Sergipe só conquista a sua independência em 1696, se separando definitivamente da capitania da Bahia, quando começam a ser fundadas as primeiras vilas e cidades. como Santo Amaro das Brotas, Itabaiana, Santa Luzia, entre outras.

Em 1820, Carlos Cezar Burlamárqui foi nomeado o primeiro Governador de Sergipe, quando o rei D. João VI, assina o decreto que separou definitivamente o território sergipano da Bahia, onde foram marcados os primeiros conflitos com os baianos.
A capital sergipana foi transferida em 1855, para o povoado de Santo Antonio de Aracaju, que foi considerada a primeira cidade projetada do Brasil.
A capital Aracaju se tornou palco de muitos movimentos republicano, e em 1892 foi promulgada a primeira constituição sergipana tornando-o um dos Estados da Federação Brasileira.

Conclusão:

Aqui deixo apenas um pequeno resumo de uma história riquíssima de lutas e conquistas do povo sergipano, estarei em breve detalhando um pouco mais de cada momento, e conquistas de cada vila e cidades.
Deixe seu comentário Obrigado até mais!!!

Foto e texto reproduzidos do site: osergipano.com
De: Antonio Carvalho, professor e blogueiro, formado pela Universidade Tiradentes (UNIT) apaixonado por história em geral e mais pelas histórias de nosso povo o Sergipano.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 16 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário