sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Academia Itabaianense de Letras


Conheça os 15 membros da Academia Itabaianense de Letras
A Academia Itabaianense de Letras foi criada dia 1º de fevereiro/2013.


A primeira Academia de Letras da Região Agreste de Sergipe é constituída de quinze itabaianenses acadêmicos-fundadores abaixo discriminados

Abrahão Crispim de Souza, jornalista, odontólogo de formação, um dos principais nomes do jornal O SERRANO, - retrato perfeito da Itabaiana da década de setenta e parte de oitenta do século passado -, organizador dos livros Costumes de minha aldeia e outros escritos e Versomania, ambos de seu pai José Crispim de Souza, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Crispim de Souza.

Antonia Amorosa Meneses, cantora, fundadora do grupo Asa Branca, jornalista atuante no Correio de Sergipe, semalmente, marcando sua estreia no campo da literatura com o Vôo rasante, pensamentos, tornando-se, depois, a poetisa de Translúcida e Baú de Graças, e autora de Mateus em Cordel a ocupar a cadeira cujo patrono é José Bezerra.

Antonio Carlos dos Santos, professor universitário, ensaísta político, autor, entre outros, de A politica negada - Poder e corrupção em Montesquieu, A via de mão dupla, tolerância e política em Montesquieu, Intermitências filosóficas - reflexões sobre ação política, além de ser o organizador de Filosofia & Natureza - debates, embates & conexões, a ocupar a cadeira cujo patrono é Francisco Antonio de Carvalho Lima Júnior.

Antonio Francisco de Jesus, economista, jornalista atuante no jornal A CRUZADA, autor de Os tabaréus do sítio Saracura, Meninos que não queriam ser padres, e Minha querida Aracaju aflita, a ocupar a cadeira cujo patrono é o frei Boaventura de Oliveira.

Antonio Samarone Santana, professor universitário, médico e pesquisador, autor de As febres do Aracaju - Dos miasmas aos micróbios, co-autor de Dicionário biográfico de médicos de Sergipe, ocupar a cadeira cujo patrono é Alberto Carvalho.

José Augusto Machado - cronista, autor de Causos de Itabaiana Grande, a ocupar a cadeira cujo patrono é Antonio Silva.

José de Almeida Bispo - pesquisador, autor de quatro documentários sobre a história de Itabaiana feitos em DVD, intitulados, respectivamente, de Histórias dos tempos de vaqueiros, tempos de lendas e tesouros, doces vales de sonhos, sina de estradeiro, estando em preparo o quinto, titularizado de Comércio. Autor do livro Itabaiana, nosso lugar: quatro séculos depois, com lançamento para o próximo mês de março vindouro.

Josefa Eliana Souza, pesquisadora, professora universitária do departamento de história, membro do Instituto histórico, autora de Nunes Mendonça - um escolanovista sergipano, cujo patrono é José Antonio Nunes Mendonça.

José Luciano Goes de Oliveira, ensaista político, advogado, professor da UFPE, autor de diversos livros, entre os quais, Sua Excelência o Comissário - análise das práticas judiciárias exercitadas por comissários de polícia no grande Recife; Conflitos coletivos e acesso à Justiça; Le Théme dos Droits de l´Homme et la pensée politique de gauche au Brésil; Do nunca mais ao eterno retorno - uma reflexão sobre a tortura; Imagens da Democracia: os direitos humanos e o pensamento político de esquerda no Brasil; A vergonha do carrasco - uma reflexão sobre a pena de morte; O Bruxo e o Rabugento, ensaios sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos; O enigma da democracia - O pensamento de Claude Lefort, e 10 lições sobre Hannah Areudt, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Ademar de Carvalho.

José Rivadálvio Lima - pesquisador, advogado, professor, membro do Instituto Histórico de Sergipe, fundador do jornal O Serrano, autor de 25 anos do Colégio Estadual Murilo Braga e Cinquentário do Colégio Estadual Murilo Braga - 1949-1999, a ocupar a cadeira cujo patrono é João Pereira de Oliveira.

Luiz Carlos Andrade - médico, autor de Tópicos em Medicina Interna - apendicite, colecistite, doença diverticular do Cólon, obstrução mecânica do delegado, câncer de pâncreas, insulinoma, VIPoma, glucagonoma, doença de Wilson, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, dermatomiosite juvenil, granulomatose de Wegener, Rabdomiólise, síndrome menopáusica, a ocupar a cadeira cujo patrono é Antonio Oliveira.

Luciano Correia - professor universitário, diretor da Fundação Aperipê, jornalista e ensaísta, autor de Jornalismo e Espetáculo - O mundo da vida nos canais midiáticos, TV Caju e TV Cidade: o conteúdo local no mercado da TV por assinatura em Aracaju, a ocupar a cadeira cujo patrono é Samuel Pereira de Almeida.


Robério Barreto Santos - fotógrafo, professor, romancista, pesquisador, 1o Secretário do Distrito 4390 do Rotary Club Internacional e jornalista, criador da revista OMNIA, autor de O vendedor de sereias, Joãozinho Retratista - O mestre da fotografia e O Livro Branco da Fotografia, a ocupar a cadeira cujo patrono é João Teixeira Lobo.

Vladimir Souza Carvalho - magistrado, pesquisador, contista, cronista, poeta, fundador do jornal O Serrano, e folclorista, autor de Quando as cabras dão leite, Mulungu desfolhado, Água de cabaça, Feijão de cego, contos; Sinal verde, trânsito vermelho, poesia; Santas Almas de Itabaiana Grande, A República Velha em Itabaiana, Vila de Santo Antonio de Itabaiana, história; O caxangá na história de Itabaiana, Apelidos em Itabaiana, Adivinhas sergipanas, no folclore; Da Justiça Federal e sua competência, Competência da Justiça Federal, Manual de judicatura aplicada, Manual de competência da Justiça Federal, direito, a ocupar a cadeira cujo patrono é José Sebrão de Carvalho, sobrinho.

Walter Pinheiro Noronha, odontólogo, autor do livro Bioprogressiva - Vade Mécum - Meu caderno, a ocupar a cadeira cujo patrono é Boanerges Pinheiro de Almeida.
São estes, Senhoras e Senhores, os acadêmicos-fundadores da Academia Itabaianense de Letras.

Da redação Itnet, Leonardo Dias.
Texto reproduzidos do site: itnet.com.br/materia-19973
Foto reproduzida do site: itnet.com.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 7 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário