segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

História da Cidade de Nossa Senhora de Lourdes


História da Cidade de Nossa Senhora de Lourdes/SE.

A fundação do município de Nossa Senhora de Lourdes, a 152 quilômetros da capital, começou em 1810, com a chegada do casal pernambucano Joaquim José e Ana Josefa da Rocha. Eles fugiram da seca que assolava o sertão pernambucano, passaram por Piranhas, em Alagoas; Gararu, em Sergipe, e chegaram a Escurial, povoado lourdense banhado pelo Rio São Francisco.

Logo depois eles largaram a embarcações e penetraram na mata fechada até chegar a uma grande lagoa onde existia uma considerável quantidade de antas (mamífero que chega a dois metros de altura) e resolveram fazer morada. Em 1950, o lugar denominado anteriormente de Lagoa das Antas passou a se chamar Arraial de Antas. Por volta dos anos 70 e 80, a povoação teve um acentuado crescimento, com a chegada de novas famílias.

Entre elas estavam os Santos, de Cedro do São João; Junqueira, de Siriri; Feitosa, de Porto da Folha; e Eufrázio, de Lagoa Funda. A esta época, a povoação pertencia ao município de Gararu e permaneceu assim até 1938, quando passou a pertencer ao município de Canhoba. Nesse mesmo ano o cônego Lauro de Souza Fraga mudou o nome de Antas para Nossa Senhora de Lourdes.

Aniversário da Cidade: 13 de Maio

Fotos e texto reproduzidos do blog: nslrondon2011.blogspot.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, 18 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário