quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Discurso de Amaral Cavalcante em sua Posse na Academia

Foto reproduzida do site: agencia.se.gov.br

Discurso proferido por Amaral Cavalcante por ocasião da sua posse na cadeira 39 da Academia Sergipana de Letras, no dia 11 de Julho de 2011. *

O amor desta cidade é o que me torna imortal

Senhores e senhoras imortais da Academia Sergipana de Letras

Franscino da Silveira Déda, escrivão da comarca de Simão Dias nos tempos da minha infância, foi a mais impressionante figura que eu conheci, até os 12 anos de idade. Cercado de livros enormes, Seu Sininho estava sempre escrevendo em grandes páginas pautadas, algo que eu não compreendia. Mas a majestade dele, ao descer das prateleiras, os tomos, e a elegante grafia com que construía a sua misteriosa escrita, me fascinavam.

Mais que o trapézio do circo, mais que o desejo de ser clarinetista, mais que o aventuroso destino dos caminhoneiros, fascinava-me a faina do escrivão Franscino, ocupado em preencher com tantas palavras, tantas, aqueles livros enormes. Ali, no cartório de Seu Sininho, o fascínio da escrita e o mistério dos livros me tomaram.
Escrever seria o meu destino.

Um dia, quando mais uma vez eu apoiava o queixo no balcão do seu cartório, Seu Sininho me abordou:
- Soube que você gosta de poesia; pois bem, eu tenho aqui um livro de Ascenso Ferreira, um poeta sertanejo como nós. É seu.
Catimbó foi o meu primeiro livro de cabeceira.

Vim tangendo a mula da poesia, picando palavras por veredas íngremes, calejando o coração em pedregulhos, arejando a alma nos vales sertanejos onde crepita o sonoro matagal das palavras mais simples. Com Ascenso, tostei os dedos no fogaréu dos poemas, sapequei minha alma no fogo de si própria e emergi do caos em fantásticas pirotecnias. Vi queimar-se até a última labareda o cepo mais recôndito da minha alma juvenil.

Ascenso Ferreira me ungiu nos catimbós da poesia e me trouxe até aqui, ao luminoso convívio dos senhores, onde, finalmente, desapeio para abrir, satisfeito, o meu bornal de guardados. Mas chego aqui ainda tropeiro, afoito, querendo mais estradas, buscando o vilarejo que virá depois, ainda querendo o incentivo de outras trilhas onde trotar por mais um tempo. Não seja aqui, na enseada da imortalidade acadêmica, para onde converge a senda luminosa desses sergipanos ilustres que me elegeram como par, que eu erga mourão e cumeeira para acomodar na quietude dessa paragem, minha busca pela vastidão de novos horizontes. Abriguem-me então como um tropeiro mercador, disposto a permutar meu alforje de sonhos pelo cabedal dos seus ensinamentos, meus deslumbramentos por um naco das suas experiências, minha maior gratidão pelo aconchego fraterno e, finalmente, meu amor de poeta pelo amor de vocês.

Aguarda-me a cadeira de nº 39 nesta Academia que tem como patrono o poeta sergipano Joaquim Martins Fontes da Silva, cuja merecida imortalidade se configura muito mais no seu amor pelas flores, especificamente pelas rosas, a quem ele dedicou seus mais caros cuidados. Advogado por formação, rodólogo por dedicação, Joaquim Fontes preferiu poetar enterrando a mão na terra macia dos caqueiros para inventar novas castas de rosas. Era o poeta dialogando com a estética divina, cuidando de inventar encantamentos profanos. Um construtor de poemas palpáveis: flores que encantam e fenecem como soe ser, afinal de contas, o costumeiro destino das palavras. O poeta sergipano preferiu fazer brotar da terra o belo encarnado nas rosas, acrescentar à obra divina o labor da criatura humana e experimentar uma paternidade que só os deuses conhecem: a gestação das flores!
Joaquim Fontes, um dos fundadores desta Academia, fez uma bela escolha.

Na cadeira 39 deste colegiado, sentaram-se figuras exponenciais da nossa fortuna cultural: os jornalistas Zózimo Lima e Orlando Dantas e a escritora Maria Thétis Nunes, a quem substituo com um sentimento de admiração e responsabilidade.

O jornalista Zózimo Lima, primeiro a ocupar esta cadeira, eu o lia na década de 1970 espremido nas páginas da Gazeta de Sergipe, vociferando diariamente em sua coluna “Variações em Fá Sustenido” contra as injustiças sociais e apontando com acuidade e inteligência, as mazelas da Aracaju provinciana que o lia, muito respeitosamente. Credor do muito que investiu na afirmação da sua irreverência, era ainda com mordacidade e vigor que Zózimo Lima mantinha sua relação com o leitor da Gazeta, oferecendo-nos ali o que acumulara em mordacidade, santa ironia e acre humor. Não privei da sua amizade, sendo eu apenas um seu fiel leitor, mas os meus fundadores na faina da imprensa, os jornalistas Luiz Eduardo Costa e Raimundo Luiz da Silva - primeiro no “Sergipe Jornal” dirigido por Edmundo de Paula, depois na moderna redação do “Diário de Aracaju” - me ensinaram a respeitá-lo e a acatar de Zózimo Lima, naquela espremida coluna da Gazeta, a lição capital do jornalismo combativo.

Depois dele, ocupou esta mesma cadeira o jornalista Orlando Dantas, a quem conheci e tive a oportunidade de cultuar, como frequentador da redação e das oficinas da intimorata Gazeta de Sergipe, o jornal onde Seu Orlando lecionava a toda uma geração de grandes jornalistas, os seus melhores exemplos de cidadania.
Era uma figura ímpar. Vestia-se de branco com ternos em impecável linho belga, talhados à moda dos senhores de engenho. De estatura mediana, branco de faces irrigadas, Orlando Dantas tinha a favor de si um olhar quase infantil, mas certeiro em direção ao interlocutor.
Afável, disposto a distribuir sem parcimônia a sua augusta atenção, a figura de Orlando Dantas transmitia-me, ao mesmo tempo, uma aguda sensação de pressa, de dinamismo e, por outro lado, a confortável certeza de que eu estava diante de um luminar da inteligência sergipana em sua heróica batalha.

O Orlando Dantas que eu rememoro resulta da valentia que caracteriza a sua história e da capacidade de reunir em torno de si e dos seus ideais, alguns dos maiores nomes do jornalismo sergipano. Ao seu lado estiveram Nino Porto, Ivan Valença, Luiz Antonio Barreto, Zé Rosa, Ezequiel Monteiro e tantos outros.

A redação da Gazeta era também um ponto referencial de convergência para intelectuais e agregados, envolvidos com a vida cotidiana da cidade. É o caso do inesquecível violonista Macepa, cantor dos melhores repertórios e personagem de alguns dos mais memoráveis “causos” na história boêmia de Aracaju. Era Macepa uma figura festejada no saudoso Bar do Pinto, instalado às margens do rio Sergipe na avenida Ivo do Prado, bem em frente à Gazeta, para onde se transferiam, informalmente, os repórteres e redatores do jornal, em busca do frutuoso “papo em mesa de bar”, depois da batalha cotidiana pela notícia. No Bar do Pinto concentrava-se, desde a tardinha, o melhor contingente intelectual de então, em liberal parceria com as damas da noite, com operários, artistas e poetas desabonados como eu, em busca de audiência e afagos.
E foi certamente ali, na convivência boêmia com os jornalistas da Gazeta, que eu melhor apreendi os motivos que levam um profissional de imprensa a abraçar a causa pública com destemor e garra. O exemplo de Seu Orlando forjou a têmpera dos seus comandados.

Assim o jornalista Orlando Dantas, acastelado em sua cidadela na Rua da Frente, difundia os seus ideais e empreendia sua luta pela modernização do processo político e econômico de Sergipe.

A professora Thétis, eu a conheci quando frequentávamos as tertúlias literárias lideradas pela inesquecível Núbia Marques no Clube Sergipano de Poesia. Depois, foi companheira minha no Conselho Estadual de Cultura, onde a consistência dos seus pareceres e o vigor da sua inteligência engrandeceram minha admiração por ela.

A inteligência excepcional da itabaianense Maria Théthis começou a se consolidar nos meios culturais sergipanos, quando, em 1946, ela venceu expressivos concorrentes em concurso para a cátedra do prestigiado Colégio Atheneu Sergipense, naquele tempo, a mais importante instituição de ensino em Sergipe. Era a primeira mulher a alcançar tal posto, quebrando, já naqueles idos, a hegemonia masculina na condução da educação sergipana.

Maria Thétis Nunes honrou a nossa intelectualidade em voos mais altaneiros. Ela cumpriu, em quadras decisivas da nossa história, o papel de indutora e agente da brasilidade, assumindo funções importantes no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), o mais destacado fórum ideológico no Brasil pré-Ditadura Militar. Em 1961 assumiu o posto de adida cultural do Brasil na Argentina, retornando depois ao nosso Estado onde contribuiu com a fundação da Universidade Federal de Sergipe e pôde, com clareza e discernimento, solidificar a sua imortal obra como pesquisadora da história, revelando-nos novas apreciações sobre as raízes do pensamento brasileiro.

A contribuição da sergipana Thétis Nunes à inteligência nacional nunca poderá ser descrita aqui, neste exíguo discurso acadêmico. É missão para o fôlego de estudiosos da sua obra como a escritora Maria Nely Santos e os confrades Jorge Carvalho e Luiz Antonio Barreto - de cujos escritos me servi para tecer estas breves informações sobre a grande sergipana Maria Thétis Nunes, a quem, honrosamente, venho suceder na cadeira 39 deste colegiado.

Respeitáveis imortais da Academia Sergipana de Letras, tem agora os senhores e senhoras que descarregar o meu burrego das suas mochilas cabedais e prover-lhe o feno da sabedoria, o delicado alfenim da inteligência, a água fresca da vida intelectual que medra por aqui.

Trago-lhes no bornal as preciosas quinquilharias que amealhei em minha jornada: o cordel das feiras, as sabedorias de Pedro Malazarte, o romance da princesa Theodora lido ao pé do pote, o terno amor de Patativa do Assaré pela simpleza das caatingas, seus curiós cantores, alçapões de versos, cantochões ecoando na gaiola dos ventos. Trago-lhes, tanto o coração espinhoso das matas de Simão Dias, quanto o conforto amoroso das mães sertanejas, em memória de Corina, minha mãe, jaguatirica que me inventou diferente para servir às tarefas da poesia. Eis que sou poeta como ela me quis e não me ocorre instrumento melhor que a poesia para confirmar imortal a minha alma sertaneja.
Trago-lhes também fragmentos do que me legaram as veredas literárias: devo a Mallarmé a compreensão da imponderabilidade poética. Ao seu poema “Um Coup de Dés” (Um Lance de Dados Jamais Abolirá o Acaso) devo a dessacralização do verso, a compreensão de que a escrita poética comporta um universo inteiro de possibilidades como um dado lançado rebatendo-se sobre suas próprias quinas, equilibra-se, com apenas uma das suas miríades de possibilidades para cima. Que lógica, que fios conduzirão num arremesso de dados a escolha de uma, entre tantas resoluções? Entendi, senhores e senhoras, que esta é a mesma força que rege, na poesia, a escritura do imprevisível.
Devo à crônica proustiana a busca pela elegância do texto e a construção dos pilares que sustentam em minha prosa o perseguido edifício da recordação. Ao frágil Marcel Proust, fiando a transparente tessitura da vida mundana nos salões do século XIX, devo a busca pela natureza musical das palavras, a precisão da pausa entre o tilintar de uma colherinha numa xícara de chá e o burburinho das madames empoadas, nos salões da casa de Swan. Aprendi com Proust a buscar, não nos relatos históricos ou na enumeração das efemérides, mas na paixão de poeta, a imortalidade dos sentimentos, contido na mais recôndita memória das palavras. Aprendi muito com Proust, embora ele mesmo tenha dito que “A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem a que ninguém nos pode poupar, ou fazer por nós”.
Trago-lhes no bornal, desde os soluços de Antígona ao desvairado amor de Madame Bovary; desde as peripécias do heroi de Cervantes ao agoniado fluxo Joyceano de Leopold Blomm, navegando sua Odisseia pelas ruas de Dublin. Trago-lhes o fedor dos guetos parisienses, onde Jean Genet cuidou de excitar a vida ao afirmar a marginalidade social como essencial à plenitude dela e a contravenção moral como um derivativo da genialidade. O marginal Jean Genet, estendendo o existencialismo sartreano às sarjetas de Paris, liberou-nos da assepsia literária herdada do século XIX instituindo para a literatura ocidental do século XX o compadrio das ruas. Foi Jean Genet quem nos revelou o fígado das praças.

Genet, em “Pompas fúnebres”

“Minha arte consiste em explorar o mal,
já que sou poeta:
O poeta trata do mal.
É seu papel ver a beleza, extraí-la (ou colocar a beleza que ele quiser, por orgulho) e utilizá-la.
O erro interessa ao poeta, pois somente o erro ensina a verdade.
Repito que o poeta é associal, ele canta os erros, e os encanta depois para que sejam úteis à beleza do dia seguinte”.

Assim, impregnado da herança desses malditos, chego para bater na soleira desta Academia a empoeirada alpercata dos poetas “beat”: Keroac, Burroughs, e, principalmente, Allen Ginsberg, cujo uivo libertário levantou-se das cloacas da sociedade americana para arremeter contra os ouvidos moucos do seu tempo o grito mais agudo da sua geração.

Ginsberg, no trecho inicial do poema Uivo:

“Eu vi as melhores cabeças da minha geração destruídas pela loucura,
famintos histéricos, nus,
se arrastando na aurora pelas ruas do bairro negro, na fissura de um pico,
jovens de cabeça feita, anjos ardendo por uma conexão celestial e ancestral na maquinaria da noite,
que pobreza e farrapos e olhos ocos e loucos sentaram-se fumando na escuridão sobrenatural dos apartamentos sem calefação,
flutuando pelos tetos das cidades, e contemplando o jazz (…)”

Somos ainda assim, os beatniks, os hippies, os tropicalistas, os metaleiros, os fanqueiros, os hip hop, os emos, os GLBTs, todos os inconformistas que batalhamos pela diversidade de ideais, pela escolha de opções sexuais e afetivas, todos os que defendemos posturas alternativas em nome do sagrado direito às liberdades individuais. Somos o eco de Woodstock, a saia rodada de Caetano Veloso, o anjo torto do Jorge Mautner com sua rebeca, o doido do Tom Zé a inventar tropicálias. Assim ainda o somos, até agora reagindo à vida besta dos que assumem o destino como um projeto para a humanidade, como se fôssemos cobaias de Deus.

Eis o menino Cazuza, impregnado de amor à brevidade da vida:

“Estou desmilinguido, cara de boi lavado Traga uma corda irmão, irmão acorda! Nós as cobaias, vivemos muito sós Por isso Deus tem pena, e nos põe na cadeia E nos faz cantar, dentro de uma cadeia E nos põe numa clínica e nos faz voar. Nós as cobaias de Deus”

Seremos nós as cobaias de Deus?
Sejamos, isto sim, as cobaias da vida.

Embalados pelas visões transcendentais de Carlos Castanheda, nós somos os malucos do Parque Teófilo Dantas, viemos do Bar 315 na rodoviária velha, onde Núbia Marques e Vera Sobral amanheciam em estado poético. Inventamos na Atalaia o Bar Barbudo’s, onde a geração lisérgica detonava os tímpanos ouvindo Pink Floyd. Fizemos a ASC com João de Barros, a JOVREU com Djaldino Mota Moreno, a SCAS de José Carlos Teixeira e João Costa, a Academia dos Jovens Escritores com Carmelita Fontes e o Grupo Raízes do empreendedor Jorge Lins. Frequentamos as matinées da Associação Atlética e os chás dançantes do Iate Clube, onde a cidade reverenciava a elegância de Pedrito Barreto e tranquila beleza de Rosa Sampaio.
Estivemos no Clube de Poesia onde se sobressaíam, além da teimosa determinação de Núbia Marques, a aguda inteligência de Giselda Moraes e a abalizada mediação intelectual de Jackson da Silva Lima. Lembro-lhes o mestre Leonardo Alencar na sua busca agoniada pela sutileza das cores, do pintor Daniel da Orelhinha traçando no horizonte a vermelhidão da sua humildade e de Henrique Barbudo, o mentor da nossa melhor marginalidade. Evoco os poetas que aprendemos a ouvir e a amar como Santo Souza, Hunald Alencar, Wagner Ribeiro e Araripe Coutinho. Trago-lhes à memória o querido João de Barros, o Barrinhos, cuja vida dedicada ao prazer e à afabilidade, legou-nos a abertura de espaços essenciais ao exercício da arte. Quero lhes lembrar da esfuziante figura do carnavalesco Lisbôa, das performances do querido Mariano dançando nas ruas com o seu Imbuaça e do bailarino Erê, cuja beleza me levou pelas mãos aos inesquecíveis rincões do prazer e da amorosidade.
Somos a juventude dourada de sol, distribuindo humor e contestação nas páginas do jornal Folha da Praia, hoje a nossa mais longeva experiência de imprensa alternativa, com 30 anos de circulação ininterrupta. Nas veias da Folha da Praia corre a inquietação produtiva de várias gerações, irrigando a criatividade de alguns dos melhores jornalistas locais. Ela abrigou as inquietações juvenis e o amadurecimento de Luciano Correia, a inteligência fulgurante de Fernando Sávio, as sutilezas de Clara Angélica Porto, a loucura de Carlos Magno, a solidez existencial de Ilma Fontes, o olhar competente dos fotógrafos Fernando Souza, César de Oliveira e Flávio Monteiro, a vocação nascente em Dilson Ramos, o humor de Guga Oliveira, a respeitosa inteligência de Antonio Passos e a iniciação dos queridos Marcos Cardoso, Elton Coelho e Silvinha Oliveira. E tantos e tantos outros, essenciais à vitoriosa experiência da Folha da Praia, desde os pioneiros que estendemos ao sol da Atalaia nos idos de 1980 os sonhos juvenis e o substrato intelectual da nossa geração.

Senhores e senhoras, pares meus neste cenáculo da inteligência.
De vocês, que trazem até aqui, cada um, os sonhos que lhes configuraram a vida; de vocês que reúnem nesta Academia a melhor experiência intelectual de tantas gerações, e que, como eu, embalaram seus ideais sob o manto iridescente da arte e da literatura; de vocês eu espero receber as benesses do companheirismo, o doce mel da convivência fraterna e o beneplácito da respeitosa atenção. Sou, como cada um de vocês, um veterano do sonho. Quero simbolizar aqui a presença dos meus que se engajaram na luta por tempos melhores, na construção de novos paradigmas de relacionamento entre as pessoas, entre as nações, numa conjunção universal de paz e amor.

É esse o lugar que pretendo ocupar entre vocês. Sou um coletor de fragmentos, um colecionador de memórias, um construtor de afetos e um feliz guardião de grandes amizades. Mas sou também um poeta inquieto em constante transformação e, por conseguinte, trago-lhes o benefício das coisas inconclusas que acabam sendo tão imprescindíveis à imortalidade. Porque a inconclusão nos remeterá sempre ao futuro, onde as certezas arremetidas ao encontro de novas realidades acabarão por nos conceder, sequer, um simulacro de eternidade.

Minha geração, a mesma de Raul Seixas, de Torquato Neto, de Paulo Leminski, de Glauber Rocha e do nosso irmão Mario Jorge, desperdiçada nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, tentou alinhar a nossa florescente inteligência tropical a um mundo novo de justiça e equidade social. Os revezes da ditadura militar, se nos tiraram a liberdade de dizer, atiçaram-nos à revolta, fizeram-nos militantes da rebeldia. Resistimos na trincheira das ruas, “sem lenço e sem documentos” e as transformações que propusemos marcaram a vida nacional para sempre. Embora a chamada revolução hippie tenha-se arrefecido nesses tempos insossos de economia globalizada e progresso material, o sonho do “paraíso agora” continua presente na geração que nos sucede e que, de nós, herda os sentimentos de justiça, o cuidado com a natureza, a negação dos preconceitos, os conceitos plenos de cidadania e auto-determinação. Somos, ainda, quem sabe, os malucos fraternos da geração hippie, que ainda andamos a construir esse mundo novo de paz e amor.

Trago-lhes, senhores e senhoras, os ecos de uma incansável luta pelo direito à livre expressão, pelo reconhecimento da nossa feição cultural, pela liberdade cidadã e, sobretudo, pelo sonho imorredouro de justiça social. São do meu tempo de mochila e alparcatas de couro as primeiras notícias que ouvi sobre a equidade, a transparência e os compromissos de gestão ética da coisa pública, esses princípios que, neste momento da História sergipana, se apresentam como balizadores na gestão governadora desse outro poeta simãodiense, o meu querido Marcelo Déda, a quem compete agora conduzir o bastão dos sonhos de progresso e justiça social que lhe foi passado por tantas gerações.

Este é um sonho que vemos realizar-se agora graças à persistente luta travada por muitos companheiros, no front da resistência política. Destaco, entre tantos outros, figuras como Jackson Barreto, João Gama, Welington Mangueira, Augustinho Maynard, Marcélio Bonfim, Edvaldo Nogueira, Zelita Correia, Bosco Rollemberg, Silvio Santos, Rosalvo Alexandre, Agonalto Pacheco, Bosco Mendonça... São tantos osque, na corrida pela construção de um mundo novo e mais justo, foram passando o bastão em milimétricas (mas significativas) vitórias, a caminho dos louros da História no panteão da nossa modernidade política.

Digo-lhes, portanto, meus queridos acadêmicos e acadêmicas, recebam-me como outro veterano entre vocês. A mim que me apresento à toga da Academia ainda vestindo os panos de Hélio Oiticica e o brilho dos Dzi Croquetes, recebam-me como um entusiasmado batalhador pela construção de um Brasil multicolorido, alegre e tropical onde a conquista do progresso não nos prive da felicidade.

Senhores e senhoras, acadêmicos, autoridades, amigos sergipanos que vieram se encontrar aqui, nesta esquina da história, quando um poeta das suas ruas desprovido de elegâncias formais, adentra o mais emblemático palco da sua tradição cultural. Juro, amigos e amigas, que nunca abandonarei o bem-bom das ruas, a novidade da poesia que se estende cotidianamente ao sol em nossas calçadas. Serei sempre fiel aos sonhos da minha geração e às benditas maluquices dela, atento à sofrida poesia emanada dos seus becos.

Serei sempre o poeta do bar, das esquinas fortuitas, da alegria nas feiras e dos mexericos comadres nesta Aracaju querida. Sou companheiro da arte de Alcides Melo e de Marcos Preto - o preto mais musical que jamais conheci. Guardo na memória o swing de Irmão e Tonho Baixinho, a carinhosa presença de Lânia Duarte e as performances de Benedito Letrado. Fiz-me atento às maravilhas da boa literatura ouvindo Ezequiel Monteiro e aprendi a desfazer o sisudo novelo da crônica cotidiana com Carlos Alberto Chatô. Tietei o locutor Reinaldo Moura, ouvindo o seu inesquecível “Roteiro das Onze, ouvi J.Ignácio contar suas peripécias de andarilho e convivi com Florival Santos testemunhando sua agonia criativa e o seu doloroso perfeccionismo. Vi Antonio Leite da Capela desembarcar em Aracaju, andei com Marieta Fontes a fazer teatro de rua no mercado central, curti noitadas de poesia e música com Ismar Barreto. Sou a memória desses tempos de loucura produtiva que se moviam à margem do socialmente estabelecido. Visitei as bocas do Manoel Preto e curti a convivência libertária dos malucos curtindo os coqueirais do Colodiano, amanheci embevecido de luz entre os cestos de cajus e mangas no Mercado Thales Ferraz, fui ao Beco dos Cocos ver o bailarino Cubanchêro parodiar a dança dos Cisnes e Candelária reinar como o mais disputado troféu dos lupanares. Encontrei Magnólia no Bar do Meio da Rua, conheci “Tô te Ajeitando”, tirei onda com o maluco Pipiri, apalpei as sedas da Viúva de Juca e em certo dia de junho tracei um conta-jaca com a irrequieta Cremilda na Rua São João. E por isso, por proceder da mais esfuziante vida desta Aracaju querida, digo-lhes: o amor desta cidade é o que me torna imortal.

Senhores e senhoras acadêmicos,

Nesta oração em que me regozijo pela honrosa posição a que a vida me trouxe, incluindo-me entre os 40 sergipanos dignos da imortalidade acadêmica, quero ainda agradecer à minha cidade, Simão Dias, que me criou num ambiente propício à elegância e à valorização da cultura artística. Ao ginásio Carvalho Neto que me concedeu professores decisivos para a minha formação intelectual e a duas figuras que quero destacar, ainda em Simão Dias: Maria Rosina de Oliveira, minha irmã Maroquinha, e a professora Aliete Andrade, memoráveis na minha formação.

Daqui de Aracaju, aonde cheguei em 1984 aos 18 anos e onde amadureci minha consciência política, ressalto a influência encorajadora de Ilma Fontes, a querida pitonisa esclarecida, mãezona de influências decisivas na construção de todos nós. Ressalto também o meu respeito ao querido pintor Jouber Moraes, o mais completo artista da minha geração, que ainda hoje nos lega a constante reinvenção da sua arte como um desiderato de vida. E a Lu Spinelli, a irmãzinha sílfide que tanto nos ensinou a linguagem do corpo, quanto (“passionária!”) sempre empunhou bandeiras em defesa da arte e da diversidade.

Aqui fico, senhores e senhoras, enaltecendo a alma sergipana e tentando contribuir, com humildade e denodo, para o resgate do papel destacado que sempre foi o de Sergipe, na formação da identidade nacional.

VIVA A ALMA SERGIPANA!

*Texto reproduzido do site: pedritobarreto.com.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 19 de Dezembro/2012.

6 comentários:

  1. Literatura e jornalismo marcaram a posse do poeta Antônio Amaral Cavalcante na Academia Sergipana de Letras (ASL), na noite desta segunda-feira, 11. A solenidade, prestigiada pelo governador Marcelo Déda, reuniu artistas sergipanos e autoridades políticas no Centro de Convenções de Sergipe (CCS).

    Amaral Cavalcante chega à Academia para ocupar a cadeira de número 39, que tem como patrono o poeta Joaquim Martins Fontes da Silva e era ocupada pela professora e historiadora Maria Thétis Nunes, falecida em 2009. Para o governador Marcelo Déda, Amaral simboliza a cultura sergipana dos anos 70 e 80. “Antonio Amaral chega a essa Academia trazendo a contribuição da geração de 68. Uma geração que renovou a cultura, os costumes, que construiu uma arte engajada e vinculada à busca pela democracia e pela liberdade. A presença de Amaral é uma contribuição à Academia que essa geração oferece. Creio que a instituição se enriquece com a participação de Amaral, com sua obra e com sua militância cultural. É um belo momento para a cultura sergipana”, pontuou.

    “Quando Amaral assume a cadeira da Academia Sergipana de Letras, ele reivindica fazê-lo não apenas em nome pessoal, mas em nome de uma geração de artistas, poetas, de militantes culturais que viveram um dos momentos mais significativos da vida literária do nosso estado. Em seu discurso, Amaral resgatou o trabalho daqueles que nos anos 70 e 80 fizeram da literatura, da poesia,da dança, da música, do teatro instrumentos de resistência política. Fizeram de sua arte um instrumento de questionamento político e uma ferramenta de questionamento dos valores estético daquela época. A chegada de Amaral Cavalcante não poderia ser diferente, tinha que ser um momento marcado pela emoção e marcado, sobretudo, pela capacidade que Amaral tem de traduzir toda uma geração. Foi um momento muito bonito e fico muito feliz em estar aqui”, declarou Déda... (Continua).

    *Reproduzido do site: sitedobareta.com.br

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO:

    Natural de Simão Dias, Amaral Cavalcante soma as atividades de cronista, jornalista, poeta e agente cultural à edição da Folha da Praia, periódico alternativo que circula em Aracaju há 30 anos. O novo imortal considera seu ingresso na Academia Sergipana de Letras como um reconhecimento. “É uma emoção muito grande porque não deixa de ser o reconhecimento de uma vida inteira dedicada à cultura, às artes e à alegria dessa cidade. Recebo isso como um reconhecimento pelo que fiz, mas também, como o reconhecimento a toda uma geração que propôs uma nova forma de relacionamento entre as pessoas. Ficamos honrados com a homenagem de uma instituição como a Academia Sergipana de Letras. Sou de uma geração que contestou, apresentou novos princípios. A Academia é um repositório de intelectuais e eu trago à instituição a novidade da minha geração”, declarou.

    A inquietude profissional está presente em sua obra literária. De acordo com o professor e jornalista Gilfrancisco, a poesia de Amaral é sagaz, contemporânea e delimita a literatura sergipana. “Antonio Amaral é autor de um único livro de poesia. Um livro de poucas páginas, mas de grande importância porque marca a geração que ele participou, a geração em que ele esteve à frente de vários movimentos literários em Aracaju. O livro ‘Instantes Amarelos’ retrata o cotidiano, trabalha a palavra cotidianamente e marca um período da literatura sergipana. Amaral Cavalcante escreve poesia como fatalidade do existir, com emoção, técnica e conhecimento, musicalidade e ritmo; é um poeta que busca as raízes, intenso. Sua obra é tudo que vem depois da modernidade. Está tudo dentro do que chamamos de contemporaneidades, é o atual. Ingressar na Academia é um reconhecimento de sua participação no processo de desenvolvimento cultural de Aracaju e de Sergipe”, disse.

    Presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento acredita que Cavalcante irá renovar o sodalício. “Ele é um agente cultural, tem uma contribuição muito grande para o jornalismo local. A Academia não é só para os que fazem poesia, ela se fortalece com intelectuais de outros portes, de outros segmentos”, destaca.

    CONTINUAÇÃO:

    O prefeito Edvaldo Nogueira define a posse do intelectual como um momento importante para a sociedade. “Amaral é um intelectual que marcou época, é um divisor na cultura da nossa cidade. É um artista que expressa modernidade, contestação. Nos anos 70 e 80 ele conseguiu, junto com um grupo de intelectuais e artistas, imprimir um novo momento cultural em Sergipe. Ele representa essa geração libertária, comprometida com o social. Além disso, ele abriu espaço para uma nova geração de jornalistas com o jornal Folha da Praia. Ele vai contribuir para que a Academia seja um centro de discussão da cultura sergipana”, declarou... (Continua).

    ResponderExcluir
  3. CONTINUAÇÃO:

    Em seu discurso, Amaral relembrou suas primeiras leituras, citou poetas e autores que o influenciaram, descortinando, assim, sua formação cultural, cidadã e política. “Francino da Silveira, escrivão da comarca de Simão Dias, foi a mais impressionante figura que conheci até os 12 anos de idade. Ele estava sempre escrevendo, em páginas pautadas, algo que eu não compreendia. Ali, no cartório de Seu Cininho, o fascínio da escrita e o mistério dos livros me tomaram: escrever seria o meu destino. Trago nesse bornal desde o soluço de Antígona, às peripécias de Miguel de Cervantes, o fedor dos guetos parisienses, o existencialismo de Sartre e devo a busca pela elegância do texto, pela natureza musical das palavras à Marcel Proust. Chego aqui [na Academia] ainda tropeiro, afoito, querendo mais estradas, buscando o vilarejo que virá depois. Eu e a minha geração somos os inconformados que batalhamos pela diversidade de ideais, que defendemos posturas alternativas em nome do sagrado direito a liberdades individuais. Somos a juventude dourada distribuindo amor e contestação na Folha da Praia. Sou um veterano do sonho, um coletor de fragmentos, um poeta inquieto em constante transformação”, afirmou.

    Perfil

    Nascido em 11 de julho de 1946, filho de José Cavalcante Lima e Corina Hora Amaral, Antonio Amaral Cavalcante viveu em Itaporanga d’Ajuda até os dez anos, época em que conhece a obra dos poetas José Sampaio (1913-1956) e José Augusto Garcêz (1919-1993). Em Aracaju, Amaral fez política estudantil e participou ativamente do movimento de contracultura de Sergipe, com Mário Jorge e Ilma Fontes. Juntos, criaram o primeiro jornal alternativo de Aracaju, Margilino. Em 1968, foi finalista do Concurso José Sampaio, promovido pelo Clube Sergipano de Poesia e em 1970, conquistou o título de melhor poeta nordestino com o poema Romance da Aparição, no I Concurso de Poesia Falada do Nordeste. Exerceu as funções de Diretor de Promoções do Departamento de Turismo de Aracaju, da Galeria de Arte Álvaro Santos e da Fundação Estadual de Cultura (Fundesc).

    Eleito em 2010 para a Academia Sergipana de Letras, Antonio Amaral tem poemas publicados nas antologias Poesia Sergipana, organizada por José Olyntho e Márcia Maria, publicada em 1988 e A Poesia Sergipana no Século XX, organizada por Assis Brasil, editada em 1998. Autor do livro ‘Intante Amarelo’, de 1971, ele tem dois títulos inéditos: Desvãos e De bar em bar.

    Presenças

    Diversas autoridades políticas e artistas sergipanos prestigiaram a solenidade de posse, entre eles os secretários de Estado de Comunicação Carlos Cauê; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; de Educação, Belivaldo Chagas; o secretário de Estado interino de Cultura, Marcelo Rangel; o vice-prefeito de Aracaju, Sílvio Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; a deputada estadual Maria Mendonça; os deputados federais Márcio Macedo, André Moura e Valadares Filho; a superintendente Regional do Iphan, Terezinha Oliva; o presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Oliveira;os empresários José Carlos Teixeira e Albano Franco; o poeta Araripe Coutinho e a cantora Amorosa.

    *Reproduzido do site: sitedobareta.com.br

    ResponderExcluir
  4. 24/07/2011 - TB CONFERIU *

    A posse de Amaral Cavalcante na Academia Sergipana de Letras
    A posse do jornalista e poeta Antônio do Amaral Cavalcante na Academia Sergipana de Letras foi um acontecimento prestigiadíssimo por autoridades e imortais.

    A posse do jornalista e poeta Antônio do Amaral Cavalcante na Academia Sergipana de Letras foi um acontecimento prestigiadíssimo por autoridades e imortais, intelectuais, jornalistas e amigos do grande poeta, que pilota com pulso forte o seu jornal Folha da Praia há várias décadas. Amaral ocupa hoje a cadeira número 39, em sucessão da Acadêmica Maria Thétis Nunes e cujo patrono é o poeta Joaquim Martins Fontes da Silva. A solenidade foi realizada no auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe. O grande poeta foi merecidamente saudado pelo Acadêmico Jorge Carvalho. Amaral fez um discurso histórico, poético e maravilhoso! Recebeu muitos aplausos...

    *Texto reproduzido do site: jornaldacidade.net/thaisbezerra

    ResponderExcluir
  5. O diabo veste farda.
    Por Dilson Ramos

    Admito, por influência acadêmica (aqui falo da universidade), e por arroubo da idade, que formei uma opinião nada simpática pela figura da Academia de Letras e seus imortais. Sempre representou para mim um armazém de ideias retrógadas onde o máximo que se conseguia era um debate para a escolha do chá que acompanharia as bolachas. Mas esse preconceito foi se esvaindo aos poucos quando vi amigos e grandes intelectuais, como Luiz Antônio Barreto e Jorge Carvalho, entrarem para a Academia Sergipana de Letras. Quando o beat Amaral Cavalcante envergou a solene farda e tornou-se imortal, caiu de vez por terra esse (pre)conceito.

    Desembarquei esbaforido no auditório do Centro de Convenções onde ocorreu a posse de Amaral. Vinha da redação do Jornal da Cidade e me surpreendi com o público que acorreu ao evento que marcava um momento histórico na vetusta entidade. Não falo da presença do governador Marcelo Deda, fã e amigo do novo imortal, e nem do prefeito Edvaldo Nogueira, leitor do Folha da Praia e admirador do poeta, mas pelo comparecimento em massa do que Sergipe tem de mais expressivo na música, na poesia, no teatro e na literatura sergipana. Estavam lá também figuras de paletó e gravata que noutra época cultuavam barbas, vestiam pantalonas com boca de sino e batas indianas, uma geração ajudou a mudar o mundo.

    O novo dono da Cadeira 39 da Academia Sergipana de Letras conseguiu reunir várias gerações de intelectuais, artistas e jornalistas a um evento único. Poucas vezes vi uma platéia como aquela, que poderia representar mais da metade do ‘PIB cultural’ desta terra que nem sempre soube valorizar seus talentos. O homem que sucede a professora e historiadora Maria Thétis Nunes formou ao seu redor um séquito de admiradores, a maioria forjada nos anos 70 e 80, quando ousava com o Folha da Praia e com seus conceitos inovadores na área cultural. Estavam todos lá, na posse, felizes pela conquista que julgavam ser deles também.

    A academia jamais terá um posse igual e nem um público tão eclético e underground. E esse público vibrou com a presença de Amaral na Academia, uma eleição que chamou a atenção pela derrubada de dogmas, nem tanto pelo valor literário de sua obra, indiscutível, mas pelo choque cultural. O poeta de ‘Instante Amarelo’ já merecia usar o fardão da imortalidade muito antes, mas convenhamos, o perfil do editor do Folha sempre contrastou com a maioria dos nomes que usam o fardão da Academia. A prova disso pode ser vista no público que esteve na posse: boêmios, escritores, artistas plásticos, figuras da noite, bailarinas, enfim, não havia imberbes, não havia os habituais frequentadores do chá das cinco.

    A Academia Sergipana de Letras merecia um sujeito assim, um tipo que incomodava o bedel de sua escola, uma figura que enveredou pelos anos 90 sem perder de vista os ícones e o pensamento de uma geração que revirou pelo avesso os salões literários. A Academia agora hospeda um intelectual que nunca se deixou engessar. De fato, agora o ‘diabo’ veste farda.

    Texto reproduzido do Blog:dilsonramosjc.blogspot

    ResponderExcluir
  6. Do Blog de Luiz Eduardo Costa em 16.07.2011

    O COLODIANO NA ACADEMIA
    Por Luiz Eduardo Costa

    Nos anos setenta jovens aracajuanos encontravam, criativamente, algumas maneiras de escapar da lassidão opressiva da ditadura. Os grêmios estudantis, os diretórios acadêmicos, estavam fortemente policiados; sair às ruas fazendo manifestações era inimaginável, dizer o que pensavam publicamente seria o mais rápido caminho até a cadeia. Cabeças impedidas de pensar, bocas compulsoriamente fechadas, era preciso então reunir a moçada, mas num local bem protegido, livre dos olhares rigorosos do SNI, fora do alcance dos agentes mal embuçados e muito rancorosos pertencentes aos diversos tentáculos da repressão. Depois que o general Graciliano disse a correspondentes de jornais do sul do país que em Sergipe quem entendia de teatro era a polícia, por aqui, toda forma de arte de repente tornou-se subversiva.
    Assim, descobriu-se o espaço livre do Colodiano. Para chegar até lá era preciso atravessar a enseada da Coroa do Meio numa canoa até o areal cercado pelos mangues. Ninguem, queria pegar em armas, planejar ações contra o regime. Davam-se todos por satisfeitos podendo conversar com liberdade, trocar idéias, carícias também, absolutamente sem preconceitos, ao embalo de um violão ou na zonzeira de um baseado.
    No Colodiano sobrevivia o desejo de liberdade e onde há esse desejo, apesar de tudo, surge a poesia, o sonho sobrevive.
    Segunda –feira, dia 11 o Colodiano, espaço marginal da liberdade de pensar e de ser, entrou solene, com todas as pompas de estilo na Academia Sergipana de Letras. Quem o fez ali chegar cercado de honrarias, capelos, medalhas, cerimonial, foi o poeta jornalista, Amaral Cavalcante. Já era tempo. A caretice anda resistindo, insistentemente, como nefasta tsunami, num interminável festival de besteiras, de burrice, de incultura, de vaidades e preconceitos.
    Amaral, num dos mais belos discursos já ouvidos na ASL passeou com erudição pela literatura, e ele, que fez tantas “artes,” não poderia deixar de homenagear os “arteiros “ desafiadores de um tempo opresso. E fez isso com inaudita coragem, poesia e beleza. Desmontou preconceitos, revelou-se, reconheceu-se em tantas amizades, em afetos que não empalideceram enquanto embranqueciam os cabelos. Fez poesia ao longo de toda a prosa de um texto primoroso. Reviveu a poesia e a prosa da resistência.
    Fazendo contraponto com o poeta que se imortalizava, quem o saudava, o professor, escritor e historiador Jorge Carvalho, traduziu na peça oratória de boas vindas a alegria de toda uma geração onde Amaral foi uma inquietude referencial. Jorge, com a maestria de uma escrita que exibe sempre bela consistência cultural, apegou-se a um poema de Neruda, pinçou fragmentos e os fez juntar a cada momento da oratória.
    Foi uma noite para ficar na história da Academia, assim comentou Marcelo Déda ao abraçar o amigo, agora imortalizado poeta.

    ResponderExcluir