domingo, 16 de dezembro de 2012

Lampião em Capela-SE.

Lampião em Capela-SE.

Assim como tantas outras cidades no Estado de Sergipe, Capela também foi visitada pelo afamado Capitão Lampião, na época do cangaço, e não só uma vez, como duas.
A primeira honrada visita do rei à Capela, aconteceu no dia 24 de outubro de 1929. Descaradamente mandou um recado para o prefeito da cidade, Antão Correia de Andrade, para que entrasse na cidade com ele. Virgulino passou no telégrafo e depois foi ao Cine-Teatro Capela, que no momento exibia um filme mudo e a orquestra tocando. Depois que Lampião entrou, as luzes se acenderam e o povo começou a querer sair. “Daqui ninguém sai e quem correr vê o gosto da bala atrás”, teria dito Lampião. O juiz correu, conseguiu pular o muro e se escondeu num convento.
O filme era Anjos das Ruas, de Janet Gaynor. Lampião mandou que a luz fosse apagada e que o filme continuasse, e ainda teria dito ao jornalista Zózimo Lima que nenhuma notícia dele era para ser dada. Lampião não gostou do filme e saiu. Ele teria pedido ao prefeito 20 mil contos de réis, mas Antão só tinha 5 e ele aceitou.
Em seguida, Lampião e o bando foram a uma pensão e lá almoçaram. A turma foi para a Estação de Trem à espera de soldados que vinham da Bahia. Mas nada de soldados. Depois de receber o dinheiro, de fazer algumas compras e pagar e de ganhar um livro sobre a vida de Jesus, Lampião reuniu o bando e foi embora.
Em outubro de 1931, Lampião e o bando voltam à Capela. Fazem alguns reféns nas fazendas e manda o irmão do vigário informar que entraria de novo na cidade. O recado foi dado, mas desta vez um grande grupo de moradores (inclusive mulheres) se organizou, armou-se e ficou escondido nas torres da igreja. Lampião achou demorado o recado, entra na cidade e é recebido com chumbo.
Fazendo referência aos tiros que vinham das torres da igreja de Nossa Senhora da Purificação, Lampião teria dito: “Vamos embora que nesta cidade até os santos atiram”. Virgulino ficou nos arredores da cidade e teria praticado uma série de crimes. O Jornal da Tarde, de São Paulo, em 30 de julho de 1973, conta as histórias de Lampião em Capela.

Fonte Pesquisada: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto e texto reproduzidos do Blog: blogdomendesemendes.blogspot
De: José Mendes Pereira

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 15 de Dezembro/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário