sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Encontro de Escritores Discute Dificuldades em Sergipe.

Foto: Portal Infonet (06/12/2012) 

Encontro de Escritores discute dificuldades em SE.

I Encontro de Sergipanos foi realizado nesta quinta-feira, 6

Escritores, estudantes e amantes da leitura estiveram reunidos nesta quinta-feira, 6, no Museu da Gente Sergipana para o ‘I Encontro Sergipano de Escritores’. O evento de iniciativa de um grupo, formado por escritores e uma jornalista, vinculado à Academia Sergipana de Letras (ASL), tem a pretensão de construir um espaço para estimular a profissionalização na editoração e distribuição de livros no Estado.

O escritor e um dos organizadores do evento, Gustavo Aragão, destaca que exercer a profissão em Sergipe não é fácil. “A gente ainda está iniciando um processo editorial aqui e ainda falta muito apoio da iniciativa privada e do poder público. São vários os obstáculos existentes para que possamos ter um livro avaliado e aprovado em uma grande editora nacional. Os desafios são inúmeros, mas os sonhos também”, ressalta.

Gustavo Aragão também destaca que o projeto nasceu para criar um movimento que congregasse saberes e experiências dos escritores. “Vimos que em Sergipe havia uma grande quantidade de publicações, sempre de forma isolada ou grupos isolados. Então vamos tentar trazer conhecimentos necessários para que haja uma profissionalização do livro em Sergipe e para que as pessoas possam compor com mais consciência e fortaleçam o movimento cultural em nosso estado”, comenta.

O escritor paulista Hermínio Sargetim está entre os palestrantes convidados para o evento. De acordo com ele, a dificuldade de publicação não é característica específica de Sergipe, é algo que se espalha no Brasil. “A dificuldade de publicação é uma dificuldade nacional e até do próprio ato de escrita. Escrever já não é fácil, mas publicar é um pouco mais difícil. É preciso que o escritor encontre uma editora adequada ao produto que ele está fazendo, é o exemplo da poesia que está entre os produtos mais difíceis. Em Se, talvez isso aconteça por falta de opções de editoras ou falta do apoio do órgão público, que poderia atuar canalizando o processo de produção”, revela o escritor.

Programação

Além de mesa redonda com participação de conhecidos escritores sergipanos para debater a temática central do evento e Sarau Poético, ocorreram palestras com Hermínio Sargentim, que falou sobre “a escrita como descoberta do outro e de si mesmo”, Gustavo Aragão, que abordará a temática “o processo de composição do livro: edição, revisão e preparação do material”, e Francisco Paulo Monteiro, conhecido como Pimpão, com o tema “a palavra: uma redefinição de nós mesmos”.

Entre os organizadores estão os escritores Domingos Pascoal e Gustavo Aragão, o poeta Adail Vilela e a jornalista Ilmara Souza, do Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras.

Por Verlane Estácio e Aisla Vasconcelos
  
*Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 7 de Dezembro/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário