quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Hugo Costa



De Waldomiro Santos Júnior:

" Tive a felicidade de ter tido grandes mestres no jornalismo sem ter ido à faculdade. Célio Nunes, Luis Eduardo Costa, Carlos Alberto Souza, Carlos Montalvão, Benvindo Salles, Raimundo Luiz, o velho fotógrafo Luiz Carlos, meu compadre Cícero, Fernando Sávio. Com todos aprendi muito. De cada um incorporei ensinamentos e exemplos. Com uns a técnica do ofício, ética, consciência política. Com outros humanismo, fraternidade, companheirismo, superação e também reação, contraposição, polemizar.

Hugo foi de certa forma quem me proporcionou esses encontros precocemente, ao levar para a redação do velho Diário de Aracaju, do qual era editor, um menino de 15 anos que respondia perguntas de História e depois, de Literatura, no programa de TV em que ele era idealizador, diretor e, junto com Santos Mendonça, apresentador. Pouco tempo depois ele deixou o jornal e logo em seguida o menino-foca também saiu. Mas seguindo o seu conselho, já havia construído uma certa relação no meio, foi para outro jornal e seguiu em frente. Mas os olhos de Hugo sempre continuaram me acompanhando. Sentia nele uma certa responsabilidade em relação à minha carreira.

Alguns meses antes dele nos deixar, o encontrei aqui em Salvador, num restaurante. Veio com um dos filhos para tratamento da doença que enfim o venceu. Foi uma despedida. Contei essa história não para falar de mim, mas para homenagear, não apenas Hugo, mas uma geração de mestres que apostavam nos jovens, acolhiam, transmitiam generosamente seus conhecimentos, aconselhavam, davam exemplo e que marcaram as suas vidas. Nesses tempos da automação dos sentimentos, da competição, do medo das sombras agradeço ter tido esses mestres que marcaram a minha vida. E Hugo foi quem abriu as portas para essa oportunidade, ao pegar pela mão um menino de 15 anos, levá-lo a uma redação e na frente da máquina de escrever colocar a mão no seu ombro e dizer: "Escreve Eu sei que você é capaz".

Texto reproduzido do Facebook/Amaral Cavalcante.

Foto: Alberto Dutra/Arquivo Jornal da Cidade

Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 8 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário