segunda-feira, 10 de agosto de 2015

História do empresário José Carlos Silva



História de José Carlos Silva*

José Carlos Silva nasceu padeiro e se tornou engenheiro. Quando criança, ajudou o seu pai a colocar a mão na massa na padaria da família. Juntamente com seus irmãos, conseguiu construir uma história de sucesso no Estado. Vindo de uma família numerosa, com 15 irmãos, ao todo, Albino Silva foi o fundador da rádio Liberdade AM e Reginaldo Silva da Clínica Renascença.

Seus estudos foram incentivados por sua mãe, Carmem Oliveira Silva, que nunca deixou que o filho abandonasse a escola para se dedicar exclusivamente ao comércio. A partir daí começa uma história de sucesso que culminou na noite de hoje com um grande evento. Depois de 40 anos, a empresa Cosil, de propriedade de José Carlos, é uma das maiores do ramo, graças ao incentivo de toda a família.

De melhor aluno na disciplina matemática, no colégio Jackson Figueiredo, ele chega à aprovação no vestibular em segundo lugar, na universidade de Campina Grande. Para se manter,ele chegou a trabalhar como estagiário do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Recife.

O sonho de montar a construtora Cosil começa a tomar forma em 18 de agosto de 1965, quando o empresário registra o empreendimento na Junta Comercial de Aracaju. O primeiro prédio construído foi um ginásio e seis salas de aula do Colégio Presidente Castelo Branco. Em uma estratégia de coragem, ele abandona sua vaga em um órgão público, em Salvador, para se dedicar exclusivamente à Cosil.

Inicialmente, a Cosil se resumia a uma sala, um fusca e a José Carlos, que tinha que assumir diversas funções dentro da empresa. Trabalhando mais de 14 horas por dia, ele ainda enfrentou por mais seis anos um trajeto de ida e volta entre a capital sergipana e Maceió. Em 1991, a Cosil vira grupo, inaugura o Delmar Hotel e investe na criação de duas rádios FMs.

Carlos lembra a importância dos funcionários para o crescimento da empresa, a quem ele se refere carinhosamente como ‘colaboradores’. “Decidimos que o método ‘trabalho porque ganho e pago porque trabalham’ não seria utilizado pela nossa empresa. Não existe empresa sem colaborador nem colaborador sem empresa”, explica ele.

O restante é puro sucesso: com cerca de 30 anos de atuação, a empresa chega a São Paulo. A transição foi feita com a ajuda de Carlos José Menezes Silva, filho do empresário, que morava em São Paulo, onde cursava Engenharia Civil. Lá, foram lançados três edifícios de uma só vez, todos com 23 pavimentos, andar térreo e dois subsolos.

Depois de São Paulo, a empresa partiu para Vitória, no Espírito Santo. Lá, deve ser implantada mais uma filial após um estudo comparativo feito com outros Estados, entre eles a Bahia e o Rio de Janeiro. “A nossa pretensão é de atuar nos Estados de maior expressão”, diz...

*Trecho extraído de reportagem publicada pelo Portal Infonet, por Wilame Amorim Lima, quando das comemorações dos 40 anos da Cosil.

Texto pinçado do site: infonet.com.br

Foto reproduzida do site: destaquenoticias.com.br

Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 5 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário