terça-feira, 24 de março de 2015

Memória de Post do MTéSERGIPE, de 21/03/2015

Amaral Cavalcante

Hernane, o performático

O ator Hernane Freire era tudo o que queria ser.

Hunfrey Bogart de capote e chapéu panamá na porta do Cine Brasil, em Simão Dias; Elvis Presley requebrando a novidade do Rock in Rooll no coreto da praça - o precário pimpão desabando na testa; era também um furibundo Fausto dos infernos danando-se nos becos, o esmoler de Gogol, a Cantora Careca de Yonesco, o príncipe da Dinamarca enfiando os dedos na caveira do papai.

Hernane era um pachá declamando o Rubaiyat, era Alice no país das maravilhas – o sapatinho de cetim atolado na sarjeta, a profusão dos babados espargindo arte nas calçadas da cidade.

Hernane foi o primeiro ator performático que eu conheci, ainda nos anos 1950, vivendo a louca ilusão da glória que inventara para si, depois de atuar como figurante numa ocasional filmagem na Bahia. Consta que ao voltar para Simão Dias a cidade não entendeu a extensão do seu grande feito artístico e isto o levou ao desvario.

Aos sábados ele armava uma Broadway na porta do seu cafofo, situado num beco de pedras lavadas a caminho da feira. Escancarava o janelão ao distinto público - geralmente meninos de carrego empurrando carinhos de rolimãs em busca de trocados - e impunha ao crestado olhar dos circunstantes, a maravilha dos seus brilhos rebordados, a fantástica ilusão do seu guarda roupa Hollywoodiano. Num dia era Poseidon, o colosso de Rhodes ricamente vestido e noutro, era Quasimodo aos farrapos, saltando divertido entre gárgulas.

Hernane era o que queria ser!

Adotara o pseudônimo de Terry Dymm, seu nome artístico venerado na distante Hollywood, jurava ele. Aguardava um telegrama a qualquer momento, chamando-o ao set. Tinha deixado em Bel Air, na Califórnia, a cinematográfica mansão que nos mostrava, em foto, numa velha Revista Variety caindo aos pedaços. Ficara em Simão Dias por condescendência à família, aguardando o chamado do seu agente, um feitor de talentos nos estúdios Paramount, que acertaria, à custa de propinas e jantares, o seu definitivo estrelato num filme produzido em CinemaScope, onde ele haveria de demonstrar a Simão Dias e ao mundo o seu irrefutável talento.

Enquanto o telegrama não vinha, gozando férias que durariam toda a minha infância, ele colhia parcos aplausos nos becos de Simão Dias e só tinha por si um fã esperançoso e devotado, que era eu.

Enfiando a cabeça pela janela, eu via extasiado o fantasioso mundo de Hernane. Estava tudo lá em calhamaços de papel almaço, tim-tim por tim-tim, escritos à mão: roteiros inacabados, skets, cenografias em croquis a crayon e lápis cera, figurinos rebuscados, cópia de contratos legais parecendo autênticos, consignações e arrazoados, tudo doidamente real e tão convincente que bastaram para conquistar minha devoção.

Hernane Freire foi o mais fulgurante astro da minha meninice.

Amaral Cavalcante – abril/2010.


Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 21 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário