segunda-feira, 16 de março de 2015

Lavras da Mangabeira, Gruta do Boqueirão...




Publicado originalmente no Facebook/Lucio Prado Dias, em 9/03/2015.

Lavras da Mangabeira, Gruta do Boqueirão...lembranças de um pediatra.
Por Lúcio Prado Dias.

O menino nasceu no longínquo 1927, em Lavras da Mangabeira, cidade que fica na região centro-sul do Ceará, a 430 kms de Fortaleza, filho do comerciante José de Aguiar Gurgel e de Dona Maria Bezerra Gurgel. Quando rapazinho, conheceu a Gruta do Boqueirão, uma inusitada formação geográfica aberta na serra do mesmo nome, com altura de quase cem metros. Formada por duas partes descomunais, aberta na própria rocha, por seu canyon corre o Rio Salgado e essa estranha formação deu lugar a lendas e estórias fantásticas.

O garoto ouvia dizer, por exemplo, que no fundo do poço, extenso e profundo, quando a água serenava, era visto um carneiro de ouro em pé sobre uma pedra, prenunciando ali haver um intenso cabedal subterrâneo. E nos escâncaros da gruta que só se pode chegar lá de balsas pelo poço e subir as escadas, era vista uma mesa atoalhada, com baixelas de ouro e prata.

Essas lembranças vieram à cabeça de Hyder Gurgel, o cearense de Lavras de Mangabeiras, quando o visitamos na semana que passou, na companhia dos confrades José Hamilton Maciel Silva, Antonio Samarone e os pediatras Anselmo Mariano Fontes e Geodete Batista.

Acometido de insidiosa enfermidade, recebeu-nos afetuosamente, denotando um humor e raciocício apurados, apesar do abatimento físico, ao lado da companheira de toda uma vida, a sua querida Rosa e do filho Ronaldo, colega anestesista.

Estava diante da gente um homem de origem humilde que, superando todas as dificuldades, constituiu sólida família em terras sergipanas e atingiu os píndaros da glória profissional, como pediatra, professor pioneiro da Faculdade de Medicina, empreendedor vitorioso ( fundou a Clínica, depois Hospital São Domingos Sávio), que por muitos anos prestou relevantes serviços às crianças sergipanas, gestor engajado, que na condição de chefe do Departamento de Saúde de Aracaju criou, na década de 60, o primeiro centro de reidratação venosa do Nordeste brasileiro, sendo também um dos fundadores da Sociedade Sergipana de Pediatria e da Academia Sergipana de Medicina, da qual foi presidente, de 2001 a 2003.

Estudou medicina na Bahia, onde se formou em 1951. O irmão Hugo, mais velho, já estabelecido em Aracaju como obstetra, o traz para Aracaju dois anos após a sua formatura. No Hospital Cirurgia, divide o atendimento das crianças com José Machado de Souza. Como professor pioneiro de pediatria, ensina os seus conceitos de atenção à criança e, fato inusitado, ensina também a seus alunos a economizar água, evitando desperdícios do precioso líquido, talvez por conhecer como ninguém as agruras de sua terra de origem, na luta contra a seca, lembra Antonio Samarone. Quem mais estaria preocupado com isso naquele tempo?

Que mais deseja um homem na face da terra do que ter uma sólida família e o reconhecimento e admiração de seus colegas, ex-alunos, amigos e confrades, por suas realizações e conquistas? Muito pouco...!

Diz a lenda que se o menino de calças curtas conseguisse, de fora da Gruta do Boqueirão, cutucar com longa vara a tal mesa e derrubar toda aquela riqueza, assustava-se ao ver que, em poucos minutos, tudo estava novamente composto. Assim é a vida. Quantas baixelas de ouro e de prata não derrubamos pela vida e que depois foram se recompondo? Assim é a vida!

Texto e imagens reproduzidos do Facebook/Lucio Prado Dias.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 10 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário