quarta-feira, 18 de março de 2015

Aracaju... Sempre Aracaju

Foto de André Moreira.

Aracaju... Sempre Aracaju.
Por Lygia Prudente.

Hoje é seu dia Aracaju. A sua jovialidade está estampada na relação de amor com o seu povo, indiferente aos 160 anos que hoje comemora. Fui testemunha do seu desenvolvimento, evidente há alguns poucos anos, e por isso posso dizer que cresci com você. E muitas lembranças vêm à tona, com a alegria contagiante da juventude, trazendo na memória os recantos aprazíveis e marcantes da nossa cidade, que favoreceram as paqueras e os namoros da nossa geração.

A retreta na Praça Fausto Cardoso, que por conta das normas ainda provincianas, encerrava-se as 21 horas; a missa das 19 horas na Catedral Metropolitana, no Parque Teófilo Dantas; as matinês do Cinema Palace; o rolete de cana vendido na esquina da Praça Fausto Cardoso com a rua de Pacatuba; a feirinha de Natal, com o Carrossel do Seu Tobias. 

As lembranças são muitas e, apesar de buscarmos no passado as sensações de outrora, vivemos a sua maturidade com igual orgulho, valorizando de igual forma o que se nos apresenta de novo. O retrato do progresso através dos shoppings, Riomar e Jardins, a Passarela do Caranguejo, o Mercado com seu colorido contagiante, os pontos de encontro e alegria nos bares que margeiam a orla; a praia de Atalaia, que lindamente emoldura o litoral.

Enfim, Aracaju, os filhos que se foram, na sua inquietude, em busca de outros horizontes, com certeza sentem saudades do seu jeito meio caipira de ser, acolhedor como qualquer casa de mãe, e voltam para matar a saudade, esporadicamente. Sinta-se hoje, no seu dia, querida, amada, abraçada.

Amamos você Aracaju!

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 17 de março de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário