domingo, 31 de agosto de 2014

O “Esquadrão".


Publicado originalmente no Facebook/Fan Page/Petrônio Gomes.

O “Esquadrão".
Por Petrônio Gomes.

O Quartel do 28º “Batalhão de Caçadores” ficava onde hoje está situado o Hotel Pálace, aliás, onde esteve, na Praça General Valadão, que naquele tempo era chamada “Praça da Cadeia”, tendo em vista que a Cadeia também funcionava ali, no lugar onde se ergue o Palácio Serigy. Precisamente às vinte e uma horas, ouvíamos o toque da corneta, anunciando a “revista”. Era muito próxima nossa residência, ali na rua “João Pessoa”, depois “José do Prado Franco”. Morávamos nos fundos do Café Aragipe, mas no tempo em que o Quartel do Vinte e Oito lá estava, o Café se chamava ainda “Café Santa Terezinha”.

Juntamente com o toque da corneta, estava implícita a ordem de silêncio na cidade, embora o regulamento daquela unidade do Exército nada tivesse a ver com os costumes da província. O que é certo é que os últimos frequentadores da praça General Valadão costumavam ir saindo de mansinho, e em poucos minutos, o recanto ficava deserto.

Meia hora depois, ouvíamos o ruído dos cascos dos cavalos da Polícia Militar em sua ronda costumeira pelas ruas centrais da cidade. Poucas ruas de Aracaju eram, então, pavimentadas com paralelepípedos. O atrito dos cascos contra o granito costumava, às vezes, arrancar faíscas, uma coisa muito natural para os adultos, mas impressionante para as crianças...

Vi, certa vez, um cavaleiro a soltar as rédeas do animal que partiu em perseguição a um fugitivo. Eu já estava vestido para dormir, a rua estava às escuras, tudo, enfim, contribuía para ressaltar o fogo rápido das faíscas. Desde então, fiquei associando aquele espetáculo noturno ao sentimento mais ou menos confuso de ‘segurança”.

O que eu havia presenciado fora apenas um ato rotineiro de uma unidade de cavalaria da Polícia Militar, que a cidade batizou de “Esquadrão”. Para cada área da cidade, eram designados alguns soldados que deveriam fazer a ronda noturna, constituindo o que hoje se chama de “policiamento ostensivo”. Era uma espécie de Rádio Patrulha da época, naturalmente sem os recursos e sem o alcance de hoje. Mas costumava dar certo.
O “Esquadrão” simplesmente não conversava fiado com desocupados. Sua ordem consistia em lembrar os retardatários de que já havia chegado a hora de dormir e pronto. Qualquer cidadão recostado à porta de uma loja que já estivesse trancada, fumando e olhando para os lados, seria passível de uma ordem vexatória. Os casais que estivessem também de um lado para o outro, sem saber onde deveriam ficar para contar seus segredos, seriam igualmente convidados a tomar a ‘marinete” e voltar para as respectivas residências (“Marinete” era um ônibus que usava calças curtas).

Sei que os tempos eram outros, desculpem-me todos. Não havia o pesadelo das drogas, a população era menor, não existiam os acenos a mil distrações proibidas. Nossos costumes determinam, em grande parte, a intensidade dos nossos sofrimentos. Quando eu testemunhei a perseguição do cavaleiro dentro da noite, o Secretário de Segurança era conhecido como “Chefe de Polícia”. Parece que vem dar no mesmo, mas não é bem assim...

Com um pouco de boa vontade, notaremos que a terminologia que usamos obedece também às circunstâncias, refletindo nossas fraquezas e nossos anseios. Quando a gente dizia “Chefe de Polícia”, todo mundo entendia que ele tinha autoridade para resolver a parada de qualquer maneira. O mesmo não acontece com “Secretário de Segurança Pública”, a quem todo mundo acha que pode pedir explicações, pois que não é Chefe de coisa alguma...

Com o “Esquadrão” também era assim. Ninguém tinha tempo de discutir, quando o cavalo vinha disparando atrás dele...

Imagem: historiacolegiosenadora.blogspot.com.br
Texto e foto reproduzidos do Facebook/Fan Page/Petrônio Gomes.


Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 30 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário