domingo, 31 de agosto de 2014

Memória de Post do MTéSERGIPE, de 25/08/2014

Amaral Cavalcante - De Bar em Bar.

[Só conheceu este bar quem é catedrático das antigas.]

Uma Bomba de Bosta no Bar Bossa Nova

O Bar Bossa Nova fechou no final dos anos 70. Ficava na esquina do Parque Teófilo Dantas com a Rua Arauá, onde algum tempo depois o arquiteto Rubens Chaves construiu o incompreensível Hotel Tropical.

Naquele tempo, aquela esquina era privilegiada! Caminho da molecada subindo a Rua Própria para os brocossós da Caixa D’Água, bem como dos playboys do bairro São José, voltando às suas elegantes platibandas pela Rua de Arauá.
O Bossa Nova era a última esperança de um gole a mais na encruzilhada.

O Bar não era lá essas coisas Oferecia pinga de teor letal aos biriteiros ferrados e toda a sorte de bebidas quentes aos aficcionados. Além do Capim Santo e do Milone, havia o conhaque Domeck para queimar o gogó, a Catuaba com mel e limão pra remédio dos brônquios e a esbelta vodka Orloff, imprescindível a uma doce caipirinha. Para os mais abastados, um uísque Old Hewitt em copo de refresco com raros cubos de gelo e um guardanapo. Rara finesse.

No quintal ao lado, em precárias mesinhas de ferro, a bodega oferecia galinha assada com macarrão e farofa para o rango da madrugada. A clientela mudava ao sabor do horário e, lá pras tantas, servia a cabarezeiros desnorteados, esquálidos trabalhadores da noite, mulheres da vida e também a nós, a turma do Parque, consagrados à revolução de costumes do ideário Hippie e comprometida com tudo o que entediamos como sendo contracultura.
Nosso primeiro gesto de liberdade era encher a cara.

Seu Isack, o dono, era gordo e simplório. A vida toda ajeitando um chapéu de feltro, bege, barreado de lodo e suor. Quando falava era pra reclamar da carestia, que nem jabá se pode mais comer, e onde é que vamos parar! Gostava de uns, de outros não. De nós, fregueses de um prato pra dois, ele sempre deixou claro: queria era distância. E nos recebia com tuncos e complicações, tipo só boto um garfo! Avia que eu já tô fechando! Mas a nós, que não estávamos nem um pouco aviados, competia tezá-lo até o cu fazer bico.

Um dia o amigo Tatau, único de nós que andava arregado em cima de um jeepão pego nas manhas da garagem de um tio militar, cismou desses maus tratos e tramou a ação terrorista batizada como “Bomba de bosta”, contra a discriminação reinante no Bossa Nova e pela afirmação da nossa impoluta malandragem.

A bomba de bosta é o seguinte: você caga três dias dentro de uma meia e vai compactando. Depois, fura um buraquinho no dedão e pronto. Ao chegar ao local, é só pegar com jeito e zuni-la circulante por cima da cabeça. Ai, um filetinho de bosta sai pra tudo que é lado, com um fedor da moléstia e implícita desmoralização.

Pois assim foi feito.

O Bossa Nova passou dois dias se lavando.
Depois, fechou.

Amaral Cavalcante - 27/11/2008.

Postagem originária da página do GrupoMTéSERGIPE, de 25 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário