domingo, 17 de agosto de 2014

Maria LÍGIA Madureira PINA (1926 - 2014).




Maria LÍGIA Madureira PINA (1926 - 2014).

Por: Débora Melo

Maria Ligia Madureira Pina viveu seus 88 anos em função das palavras e de ensiná-las. Formada em História e Geografia lecionou em diversos colégios da Capital, como Atheneu Sergipense, Instituto Rui Barbosa e Colégio de Aplicação.

Professora exemplar, Lígia exerceu várias funções no magistério, onde inovou criando peças de teatro, palavras cruzadas e charadas como formas de transmissão de conhecimento quando tudo isso se fazia longe das escolas. A poesia e a arte sempre estiveram presentes na sua vida e no seu trabalho: escreveu e encenou peças para o teatro na própria sala de aula em parceria com os alunos do Colégio de Aplicação.

Publicou os livros de poesias “Flagrando a Vida” e “Satélite Espião, observa a Vida no Planeta Azul”. Como historiadora, publicou diversas obras, a exemplo de “Tudo isso é Brasil” e “História do Brasil (da Colônia à revolução de 1930)” e “A Mulher na História”. Ela também é autora de “A Relíquia, Contos e Crônicas”.

A professora Lígia Pina era ainda membro da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Associação de Imprensa de Sergipe e ainda recebeu diversos prêmios de instituições públicas, privadas e não governamentais pela sua inovadora atuação como educadora e pelo conjunto de sua obra.

* Com informações de Academia Literária de Vida.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 17 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário