sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Músicos falam sobre o legado cultural deixado por Rogério

Mingo e Amorosa lembram do amigo Rogério.
Foto: Marina Fontenele/G1.

Publicado originalmente no Portal de Notícias G1 SE.

Músicos sergipanos falam sobre o legado cultural deixado por Rogério.

Rogério ficou conhecido nacionalmente por sua paixão pelo forró, carisma e musicalidade. Ele era natural da cidade de Estância e conquistou o país com a música ‘Sergipe é o País do Forró’. O sucesso arrebatou os corações dos sergipanos e se tornou um hino no período junino no estado. Nos anos 80, o cantor foi figura cativa em muitos programas de TV onde cantou as belezas e os encantos do seu estado de origem. A música marcou a vida de Rogério e influenciou os passos do filho Pedro Luan que, como ele, seguiu a carreira artística.

Confira os depoimentos dos músicos sobre o legado cultural do cantor:

“É uma perda muito grande para Sergipe, para a música sergipana e com certeza a partida de Rogério deixa um vazio muito grande em todos os artistas que conviveram com ele, assim como eu. O legado que ele deixa é enorme e para mim a saudade será grande, já que éramos amigos de longa data. Cantamos uma música juntos no último DVD dele e essa lembrança, além de muitas outras guardarei com todo o carinho na memória”, disse o músico Erivaldo de Carira.

“Ele foi o artista que mais representou o nosso estado e os nossos festejos juninos a nível nacional”, disse o músico Luiz Fontineli.

“Rogério acordava com música, comia música, pensava música e respirava música. Era realmente um autentico profissional de música pela paixão e garra. Apesar de ter 57 anos ele era um espírito jovem, ativo e sempre pronto para fazer shows e o próximo será o que vamos fazer para ele. A memória dele se mantém na história de Sergipe e eu não tenho dúvidas de que o povo vai guardar ele sempre na memória”, lembra Antônia Amorosa.

“Nos conhecemos em 1982, quando ele tinha um grupo de musicas cover e fazia um show no Iate Clube de Aracaju. Na ocasião, eu tinha uma musica que fazia o registro da situação dos mangues. E alguém falou que eu era compositor e ele me chamou no palco, me apresentou e destacou meu disco. Ele saiu de mesa em mesa vendendo o compacto que eu havia levado e ali começou a nossa amizade. Rogério gravou músicas minhas e é uma pessoa que tenho uma grande gratidão. Em ‘Sergipe é o País do Forró’ ele lembra que Sergipe é um país de grandes forrós, que existem ritmos que não são conhecidos na nossa cultura. Ele queria dizer que nós tínhamos um pais de forró aqui dentro, para que os nossos autores tomassem conta do que temos espalhado em tantos municípios”, destacou o cantor e compositor Mingo Santana.

“Rogério é como é um patrimônio, que defendeu a música em território nacional. É uma perda imensurável para o estado, já que ele defendeu a nossa cultura musical”, disse a cantora Joseane de Josa.
"Ele era um parceiro. Sergipe está pertendo um grande artista. Fica o trabalho de Rogério para a imortailidade", destacou Valtino...

“Ele permanecerá sendo um grande artista sergipano. O dono do slogan ‘Sergipe é o País do Forró’. Eu que sou forrozeiro sempre gostei do seu trabalho. Rogério fez um trabalho que deve ser motivo de orgulho para a música sergipana”, disse o músico João da Passarada.

“Para mim a marca de Rogério e a grande contribuição dele para projetar a música sergipana no cenário nacional, foi a música ‘Sergipe é o País do Forró’, que se tornou um verdadeiro hino e fez com que todo o país conhecesse e valorizasse o forró, raiz do povo sergipano. Ele tinha uma musicalidade especial e já havia experimentado o axé, mas foi no forró, que definitivamente ele se encontrou como artista e alcançou o sucesso. Deixará muita saudade para todos nós músicos sergipanos”, disse o músico Antônio Carlos Du Aracaju.

Trecho extraído de reportagem de
Denise Gomes e Joelma Gonçalves do G1 SE.

Imagem e trecho de reportagem reproduzidos do g1.globo.com/se

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, 21 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário