terça-feira, 25 de setembro de 2012

Marcos Aurélio Prado Dias (1944-2012)

Foto reproduzida do álbum de Dr. Marcos Prado Dias/Facebook

FALECE O MÉDICO MARCOS PRADO DIAS *



O médico, professor, desportista e escritor Marcos Aurélio Prado Dias, 67, faleceeu às 23h25 deste domingo, 23 de setembro de 2012, no Hospital São Lucas. Seu corpo será velado no Cemitério Colina da Saudade e o sepultamento ocorrerá às 17 horas, no mesmo local.
O médico Marcos Prado, como era mais conhecido, nasceu em Aracaju, em 18 de outubro de 1944, filho do jornalista Antônio Conde Dias e da Srª. Natália Prado Dias e irmão de Lucio Prado Dias e Magali Dias de Carvalho. Era casada com a médica Ângela Maria de Almeida Dias e deixa três filhos: Luciana de Almeida Dias Barroso, casada com Wolney de Souza Barroso, Fabíola de Almeida Dias Alves, casada com Francisco Alves Junior, e Marcos Aurélio de Almeida Dias, além de três netos: Rafael, Mariana e Maria Carolina.
Formado pela UFS na turma de médicos de 1969 (a quarta da faculdade), Marcos logo se destacou na profissão como coloproctologista e líder de sua categoria, atuando na SOMESE e no CREMESE. Foi professor da Faculdade de Medicina de Sergipe, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Coloproctologia e Mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Era membro da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupava a cadeira de número 39.
Além da Medicina, Prado teve uma participação ativa na sociedade sergipana. Como político, dirigiu por muitos anos o Instituto Tancredo Neves em Sergipe, foi Secretário de Estado da Educação por duas vezes, Secretário de Estado da Administração, Presidente da Fundação Hospitalar de Sergipe e Presidente do Instituto Parreiras Horta.
Desportista desde a juventude, teve uma vida intrinsecamente ligada à Associação Desportiva Confiança, no qual começou como médico e chegou a exercer a presidência do clube por mais de uma vez. Também presidiu o Clube de Pesca de Sergipe, o Clube dos Médicos e participou de festivais de música e de cinema, com composições próprias e documentários sobre temas relevantes da história de Sergipe, a exemplo dos filmes sobre “Tô Te Ajeitando”, Padre Pedro, Igreja de Itaperoá.
Marcos deixa aos sergipanos um exemplo de honestidade, caráter, ética e humanismo.

* Reproduzido do mural do Facebook de Dr. Lúcio Prado Dias

Postagem original na página do Facebook, em 24 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário