terça-feira, 25 de setembro de 2012

Centenário de José Rollemberg Leite


JOSÉ ROLLEMBERG LEITE.*
 Nascimento: 19/09/1912 (Riachuelo/SE)
Falecimento: 1996
Formação: Professor.
Mandato como Governador de Sergipe: de 1947 a 1951 e de 1975 a 1979.
Outros mandatos: Senador (1965-1970).
Eleito indiretamente.

*Fonte: casacivil.se.gov.br
..........................................................................

HOMENAGEM A CENTENÁRIO DE JOSE ROLLEMBERG *

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou requerimento de congratulações pelos 100 anos do nascimento do ex-governador de Sergipe, Dr. José Rollemberg Leite, celebrado no próximo dia 19 de setembro. Nesta quarta-feira (12), no Plenário, o senador lembrou a trajetória pessoal e política do ex-governador. “Dr. José Rollemberg Leite é um dos mais admirados homens públicos em meu Estado e sua memória merece o registro que faço nesta Casa, Casa a que ele pertenceu entre 1965 e 1970”,disse.

Nascido em Riachuelo, Sergipe, em 19 de setembro de 1912, Dr. José Leite estudou em Aracaju, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Fez o secundário no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. De lá, foi para Minas Gerais, estudar engenharia na Escola de Minas de Ouro Preto, onde se formou, em 1935, Engenheiro Civil e de Minas. De volta a Sergipe, fez-se professor de Matemática e Física, além de Engenheiro.

Filho de Sílvio Cezar Leite e de Lourença  Rollemberg Leite, era de família ilustre na política e no direito sergipanos. Era sobrinho de Júlio Cesar Leite e Augusto Cesar Leite, que foram senadores da República. Seu irmão, Leite Neto, foi Deputado Federal e também Senador. Clara Leite de Rezende, sua irmã, foi a primeira mulher a chegar ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e a primeira a presidi-lo. Gonçalo Rollemberg Leite e Alfredo Rollemberg Leite, notáveis juristas, também eram seus irmãos.

Foi o mais jovem governador a ocupar o cargo, com 35 anos. Sua administração foi marcada pelo foco na educação e nos transportes. Com a morte de seu irmão, o senador Leite Neto, de quem era suplente, assumiu a cadeira no Senado Federal de 1965 a 1970. Em 1974, foi eleito novamente governador do Estado, destacando-se pelo trabalho com educação, mas também pela remodelação do serviço público estadual. “Em seu segundo mandato, eu tive a honra e o privilégio de ser o líder de José Leite na Assembléia Legislativa e, após essa missão, fui eleito presidente da Casa, como seu total e integral apoio”, afirmou Valadares.

O senador Valadares lembrou que Dr. Rollemberg foi Secretário de Estado inúmeras vezes, nunca deixando de servir ao seu povo quando convocado. “Sergipe era a única coisa pela qual abdicava do aconchego de sua casa e da companhia de sua esposa, Maria de Lourdes Silveira Leite, sua companheira de toda a vida, em um matrimônio exemplar que transpôs os 60 anos”, declarou.

Faleceu aos 84 anos, em 24 de outubro de 1996, em Aracaju, Sergipe. Na data, comemora-se o Dia da Sergipanidade, onde se celebra a Emancipação Política do Estado, com a separação da Bahia. “Á época era um feriado estadual. Para um homem como ele,não haveria dia mais preciso para a partida. Foi um dos maiores sergipanos que conheci e sua memória merecia uma data especial que permitisse a todos os seus conterrâneos o silêncio da despedida”, afirmou o senador.

Valadares finalizou afirmando que o Dr. José Rollemberg era admirado e conhecido pela sua integridade de caráter,pelo bom cidadão que era, bom chefe de família, governante e parlamentar. “Deu exemplos a serem seguidos pelas novas gerações”, ressaltou.

Por Ana Paula Dourado (Brasília-DF)

* Reprodução de publicação do dia 13/09/2012 no site faxaju.com.br

Postagem original na página do Facebook, em 20 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário