segunda-feira, 2 de junho de 2014

Antônio Garcia Filho (1916 - 1999)


ANTONIO GARCIA FILHO (1916 - 1999).

Se vivo fosse, Antônio Garcia Filho estaria completando 98 anos de idade. Médico humanista, fundador da Faculdade de Medicina e do Centro de Reabilitação Ninota Garcia, Garcia foi um visionário e um homem à frente do seu tempo.

Destacou-se, além da Medicina, nas áreas da cultura e da arte. Compositor, poeta, escritor. Fundou também o Museu Histórico de Sergipe em São Cristóvão. Presidiu a Sociedade Médica de Sergipe. Professor Emérito da UFS, da qual foi Pró-Reitor de Extensão.

Presidiu o Conselho Estadual de Cultura e criou, com Luiz Antônio Barreto, o Encontro Cultural de Laranjeiras. Membro fundador da Academia Sergipana de Medicina. Foi presidente da Academia Sergipana de Letras, criando o Movimento de Apoio Cultural - MAC, que hoje leva o seu nome. Vereador em Aracaju pelo PSB. Foi diretor da Fundação Joaquim Nabuco em Sergipe.

A foto registra "óleo sobre tela" de Florival Santos, de 1961, e que faz parte do acervo do Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão.

A UFS denominou recentemente o Campus da Saúde de Lagarto com o seu nome e a Academia Sergipana de Medicina o homenageou com uma herma em bronze que está colocada na Campus da Saúde Dr. João Cardoso do Nascimento Junior, em Aracaju (Hospital Universitário).

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 30 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário