quinta-feira, 6 de junho de 2013

Projeto resgata memória dos 142 anos da Escola Normal




Publicado por virgulaonline.com, em 23 de Julho de 2012.

Projeto resgata memória dos 142 anos da Escola Normal.

Ação é desenvolvida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit)

A Escola Normal foi fundada em 2 de fevereiro de 1874, oferecendo vagas somente para homens. As mulheres foram contempladas com as vagas a partir de 1877
Os 142 anos de história do Curso Normal de Sergipe serão digitalizados. O projeto “Memorial do Ierb: ação de preservação da memória da história escolar” é o responsável pela catalogação e digitalização de todo o acervo do curso, que funciona atualmente no Instituto de Educação Rui Barbosa. A ação é do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, essa ação irá preservar o patrimônio e a história da educação pública sergipana. “Também vai facilitar o acesso à informação, que é de extrema relevância para a pesquisa e para o entendimento da história da educação em Sergipe”, afirmou.

Uma das coordenadoras do projeto, professora Kátia Carmo, explicou que atualmente estão sendo feitas a limpeza e a catalogação dos documentos. Após essa etapa, o acervo será digitalizado. “Como os documentos estavam muito deteriorados, transferimos todo o material para uma sala arejada e estamos fazendo a higienização, para depois elaborarmos um catálogo completo do acervo e fazer sua digitalização. O acervo remonta à história da educação em Sergipe e será um presente para os educadores e toda a sociedade”, disse a professora.

Por essa razão, a professora Cristiane Santana Lima, coordenadora do projeto pela Unit, não pensou duas vezes em se engajar nesse trabalho. “A Unit se preocupa muito com a memória do nosso estado, então abraçamos essa ideia e criamos um projeto de extensão com alunos bolsistas do curso de história”, explicou.

Com a participação desses alunos ela disse que vai poder fazer um trabalho mais ágil e eficiente. “Queremos deixar para gerações futuras a história do curso normal, que foi criado em 1870”, declarou a professora.

A professora Edwilma Araújo dos Santos, diretora do Ierb, relatou a importância dessa ação para o estado de Sergipe. “Esse projeto irá preservar a história da formação de professores no nosso estado e criar um memorial do curso normal e o museu do professor, salvaguardando móveis antigos, documentos e outras peças do acervo do Ierb”, revelou a diretora.

A coordenadora do projeto e professora, Kátia Carmo

Etapas do trabalho

Fazem parte também da coordenação do projeto as professoras Silvânia Santana Costa e Patrícia Francisca Matos Santos. A professora Patrícia informou que os trabalhos estão em fase de limpeza seca da documentação, organização e catalogação, empacotamento e elaboração do catálogo completo do acervo. “Após essa etapa, o acervo será totalmente digitalizado e serão criados o memorial do Instituto de Educação Ruy Barbosa e o museu do professor em Sergipe”, informou a professora.

Por isso, a estudante do curso de história e estagiária do projeto, Maria dos Prazeres Nunes, está empenhada em seu trabalho e honrada por contribuir para eternizar o acervo do IERB. “É um trabalho muito prazeroso que não deixa cair no esquecimento a história do curso normal e do Instituto de Educação Rui Barbosa. Fico feliz em fazer minha parte e dar minha contribuição”, afirmou a estagiária.

O Ierb

O curso normal foi criado em 1870, pelo presidente da província de Sergipe, Francisco Cardoso Júnior. Nesta época as aulas aconteciam no Colégio Atheneu Sergipense. A Escola Normal foi fundada em 2 de fevereiro de 1874, oferecendo vagas somente para homens. As mulheres foram contempladas com as vagas a partir de 1877. No ano de 1923 a escola recebeu a denominação de Escola Normal Ruy Barbosa, e somente em 1947 passou a ser denominada Instituto de Educação Ruy Barbosa. A escola funcionava no prédio onde hoje está instalado o Centro de Turismo.

Atualmente, o Ierb está com sua última turma do curso normal, composta por 236 alunos matriculados nos turnos da manhã e noite. O instituto irá funcionar com o curso profissionalizante técnico em secretaria escolar.

O curso normal foi criado em 1870, pelo presidente da província de Sergipe, Francisco Cardoso Júnior

Personalidades ilustres

Personalidades ilustres da sociedade sergipana lecionaram ou estudaram no Instituto de Educação Ruy Barbosa. Um exemplo é a professora Hermínia Caldas, presidente da Coordenação de Educação Moral e Cívica da Seed. “Ingressei no serviço público na escola normal onde lecionava latim, francês e português. O Ierb tem um valor inestimável para Sergipe, pois formou gerações de grandes professoras dedicadas a sua profissão e que contribuíram muito para a grandeza intelectual do nosso estado”, revelou a professora.

Para a professora Hermínia, a decisão do Governo de Sergipe de digitalizar o acervo da escola normal é fundamental para que as novas gerações possam conhecer a história da educação do estado, “possa pegar, tocar e perceber como a educação pública foi construída”.

Uma dessas profissionais que estudou no Ierb foi Maria Lígia Madureira Pina, escritora e membro da Academia Sergipana de Letras (ASL). Ela contou sua experiência como aluna e também como professora do Instituto. “Estudar na Escola Normal foi uma das experiências mais belas de minha vida. Era uma escola democrática que não discriminava ninguém e tinha um corpo docente brilhante. Acho uma ideia maravilhosa preservar o rico acervo da escola”, disse a professora.

Ela se emocionou ao dizer que também lecionou no Ierb e que de aluna passou a ser colega de grandes professores. “Foi o meu primeiro emprego público e pude reencontrar os meus mestres que passaram a ser meus colegas. O Ierb foi o grande celeiro da intelectualidade feminina sergipana. Lá estudaram a primeira médica, a primeira dentista e a primeira farmacêutica de Sergipe”, revelou a professora Lígia Pina.

......................................................
Foto 1 - A Escola Normal foi fundada em 2 de fevereiro de 1874, oferecendo vagas somente para homens. As mulheres foram contempladas com as vagas a partir de 1877.

Foto 2 - A coordenadora do projeto e professora, Kátia Carmo.

Foto 3 - O curso normal foi criado em 1870, pelo presidente da província de Sergipe, Francisco Cardoso Júnior
.......................................................

Fotos e texto reproduzidos do site:

virgulaonline.com/portal/index.php/ultimas-noticias/projeto-resgata-memoria-dos-142-anos-da-escola-normal/

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 6 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário