domingo, 2 de junho de 2013

"Momentos de Uma Vida"



"Momentos de Uma Vida"

Memorial do Poder Judiciário de Sergipe abre exposição comemorativa do centenário de Antônio Xavier de Assis Júnior.

Com o objetivo de resgatar a memória dos magistrados que fizeram a história do Tribunal de Justiça de Sergipe, o Memorial do Poder Judiciário prestou uma singela homenagem ao centenário de nascimento do Desembargador Antônio Xavier de Assis Júnior. A exposição "Momentos de uma vida", que mostra detalhes da trajetória do magistrado, foi inaugurada na noite desta terça-feira, 18 de outubro, no Palácio Sílvio Romero, com a presença de magistrados, autoridades e da sociedade sergipana.

Ilustram a exposição fotografias, livros, cartas pessoais, documentos, diplomas e medalhas, como a Medalha de Mérito da Associação dos Magistrados de Sergipe - AMASE - e a Medalha de Ordem do Mérito Serigy - a mais alta condecoração do município de Aracaju, que leva o nome de um dos principais caciques da história sergipana. Emprestados pela família do desembargador, tais objetos buscam delinear alguns momentos importantes de sua vida.

Durante a abertura, o presidente do TJSE, José Alves Neto, sublinhou a importância de ações que estimem os feitos daqueles que serviram à sociedade sergipana. "O Poder Judiciário sergipano sente-se honrado em prestar essa homenagem ao saudoso magistrado e está de parabéns ao preservar, através do seu Memorial, a memória e o legado de tão importante indivíduo. São exposições como essa que permitem às novas gerações de sergipanos conhecer um pouco da sua história e dos seus brilhantes partícipes".

Emocionados, os familiares de Antônio Xavier de Assis Júnior agradeceram o tributo prestado pelo Poder Judiciário. "Recebemos essa homenagem com muito carinho. Papai dedicou mais tempo da vida à magistratura do que a qualquer outra coisa, foi algo que ele exerceu com verdadeiro amor, paixão e integridade. Nós só podemos ficar felizes e esperar que as novas gerações sigam esse exemplo", comentou o filho Carlos Pinna de Assis, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O neto Carlos Pinna de Assis Júnior acrescenta: "O cultivo da memória daqueles que contribuíram, de certa forma, para o desenvolvimento do Estado, é algo que deve sempre ser motivo de elogios. Temos a certeza de que ele está feliz em ver a Casa onde ele tanto se dedicou, estar fortalecida e cultivando sua memória na data de hoje".

Para o curador da exposição, Rafael Santa Rosa Cerqueira, um dos objetivos do Memorial é resgatar a memória do Poder Judiciário, através de exposições sobre magistrados. "Eu diria que o Desembargador Antônio Xavier de Assis Júnior foi um magistrado de grandes feitos que galgou cada cargo. Então ele foi Desembargador, Corregedor, Presidente do Tribunal de Justiça, e na sua gestão como presidente entregou à sociedade, o Palácio Tobias Barreto". Para comemorar a exposição, o Memorial está distribuindo um DVD que traz dados relativos à vida familiar e profissional do magistrado, bem como fotos, informações sobre sua atuação na Maçonaria, discursos e dados sobre a construção do Palácio Tobias Barreto. Durante a exposição, o DVD será distribuído a todos os visitantes e estará disponível para reserva.

Trajetória

Antônio Xavier de Assis Júnior nasceu em 16 de fevereiro de 1911, na cidade de Aracaju. Em 1945, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Foi Pretor Substituto de Siriri e Rosário do Catete, Secretário Substituto do Tribunal de Relação, Juiz de Direito de São Cristóvão, Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Capital e da 4ª Vara Cível, da mesma cidade, professor na Faculdade de Ciências Econômicas de Sergipe e, como Desembargador, ocupou os cargos de Corregedor, Vice-Presidente e duas vezes Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. Marcou sua gestão a construção do Palácio Tobias Barreto, atual sede do TJSE.

Fotos e texto reproduzidos do site: tjse.jus.br/memorial/exposicoes

Fotos: Francisco Moreira.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 2 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário