quinta-feira, 20 de junho de 2013

Marinete do Forró é Sensação do Ciclo Junino




Infonet - São João - Notícias - 19/06/2013.

Marinete do Forró é sensação do ciclo junino.
Trio pé de serra e guia turístico participarão do passeio.
Por Nubia Santana

O ônibus estilo jardineira, caracterizado com adereços do ciclo junino, já está com todas as turbinas esquentadas para garantir o city tour mais badalado do momento. É a Marinete do Forró, que a partir dessa quinta-feira, 20, passa a divulgar entre sergipanos e turistas, as mais belas paisagens de Aracaju.

Até o próximo dia 30, o trio pé de serra liderado por Robertinho dos Oito Baixos, filho da cantora sergipana Clemilda, animará os 40 passageiros durante um passeio com duração de quatro horas, que abrange a Orla de Atalaia, o Mirante da Praia Formosa, os Mercados Municipais Antônio Franco e Thales Ferraz, entre outras localidades.

No passeio prévio realizado na tarde dessa quarta-feira, 19, com profissionais da imprensa, a animação chamou a atenção dos transeuntes, sendo que alguns deles já ensaiavam passos embalados pelo ritmo que caracteriza os festejos juninos. De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), Aglaé Fontes, a utilização do veículo contribui para a disseminação da cultura sergipana.

“A Marinete do Forró anuncia para todo o Estado de Sergipe e para o mundo as potencialidades locais e o saudosismo dos sergipanos. Tal iniciativa viabiliza o reconhecimento das riquezas culturais usufruídas pelos que aqui residem”, garante Aglaé, que também é professora, escritora, teatróloga e pesquisadora do folclore sergipano.

Dos dez dias de percurso da Marinete do Forró, três serão dedicados aos idosos e aos adolescentes da capital, a fim de garantir a prioridade destinada à esse público. Todos os usuários deverão usar pulseiras de identificação, registradas com a data do passeio, sendo as mesmas inservíveis nos demais dias de circuito.

“Através da Marinete, os pontos turísticos de Aracaju, a cultura, e as iguarias típicas dessa região podem ser bem mais e divulgados nos quatro cantos do mundo. A expectativa é de que um número significativo de usuários aprovem esse recurso”, almeja o secretário especial de Cultura, Josenilto Vitale (Nitinho).

A Marinete

O projeto Marinete do Forró é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) e Viação progresso. A partir das 14h, ela percorre os principais pontos turísticos de Aracaju, cujas saídas ocorrerão sempre na Orla de Atalaia, nas proximidades do Farol da Coroa do Meio. De lá, segue até o final da Passarela do Caranguejo, com ponto de parada no Mirante da Praia 13 de Julho, passando pela Avenida Ivo do Prado, Praça Fausto Cardoso, Avenida Rio Branco, Otoniel Dórea e nova parada nos mercados municipais.

O ônibus continua circulando na Orla do Bairro Industrial, com parada no Centro de Artesanato Chica Chaves e na Praça Fausto Cardoso, a fim de garantir a visita dos passageiros ao Centro de Turismo, ao Museu do Artesanato, a Catedral Metropolitana e a Galeria de Artes Álvaro Santos, onde acontece a Exposição Coletiva Junina 2013.

O retorno da Marinete acontece pela Avenida Ivo do Prado, com vista panorâmica dos museus da Gente Sergipana e Olímpio Campos, seguindo para a Orla de Atalaia e a Praça de Eventos. Para obter mais informações e realizar o agendamento do passeio, basta ligar para (79) 3179 3695.

*Por Nubia Santana

Turbinas esquentadas para o início dos asseios a bordo da Marinete do Forró.

Robertinho dos Oito Baixos comanda o trio pé de serra que animará passageiros da Marinete do Forró.

Fotos: Ana Lícia Menezes.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 20 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário