sábado, 8 de junho de 2013

Antônio Tavares



Postagem reproduzida do site Artesanatos de Sergipe.

Antônio Tavares

O que era para ser tempo livre virou obra de arte na vida de Antônio Tavares dos Santos, professor da rede estadual. Nascido em Aquidabã, interior de Sergipe, Antônio descobriu um dom nato para esculpir em madeira por volta dos 16 anos, quando fez parte de um curso de escultura. A venda de seus primeiros trabalhos deu confiança ao artista que lançou sua primeira exposição individual 2 anos depois.

As obras de Antônio têm como temática a arte sacra. Apesar da dificuldade em inovar imagens conhecidas como a de São Francisco, o artista busca sempre diferenciar suas peças através de pequenos detalhes. Esculpidas em cedro e amburana, as obras de Antônio já têm marcas registradas e são conhecidas em todo o país. Alguns de seus trabalhos podem ser vistos no Museu do Folclore do Rio de Janeiro. Em Aracaju, Antônio disponibiliza suas peças para venda na Galeria J. Inácio.

Hoje, aos 51 anos, é ainda com satisfação e prazer que Antônio faz suas esculturas. Mas o artista é categórico ao afirmar que dom e aperfeiçoamento andam juntos e, por isso, deseja ter mais tempo livre para evoluir suas criações. Apesar de ser conhecido como “Santeiro”, as obras de Antônio não são nenhum milagre. Elas são o resultado do talento e da dedicação de um homem à sua arte.

Fotos e texto reproduzidos do site: artesanatosdesergipe.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 7 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário