quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pedrito Barreto


Quem é Pedrito Barreto?

Pedrito Barreto, ou Pedro Barreto de Andrade Filho, nasceu no Rio de Janeiro. Ainda criança veio para Aracaju, onde iniciou seus estudos. Em 1964 começou sua vida profissional no IAPM. No ano seguinte, convidado pelo governador Celso de Carvalho, assumiu o cargo de Controlador de Verbas do Palácio “Olímpio Campos”. Foi nomeado para o DER-Se. Em 1967 assumiu a Assessoria de Comunicação Social do Departamento Municipal de Turismo. No ano seguinte iniciou as atividades jornalísticas, convidado para escrever no Diário de Aracaju – Órgão dos Diários e Emissoras Associados. Paralelamente, apresentava um programa na Rádio Jornal.
Em 1971 foi para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Direito nas Faculdades Integradas Estácio de Sá, porém trabalhando no Escritório do Estado de Sergipe. Voltou para Aracaju em 1978, quando foi enquadrado no cargo de Assessor Jurídico do DER-Se, ocupando também os cargos de Chefe do Serviço Contencioso, Chefe da Assessoria Jurídica e Secretário Geral. No mesmo ano voltou às atividades na imprensa sergipana, atuando na Gazeta de Sergipe, Jornal da Cidade e Jornal de Sergipe, retornando depois à Gazeta de Sergipe e, posteriormente, assinando páginas do suplemento dominical do Cinform. Também comandou um programa na TV Jornal. Além da vida jornalística, ele assumiu os cargos de diretor da Galeria de Arte “Álvaro Santos”, Chefe do Cerimonial do Palácio “Inácio Barbosa”, Assessor da Presidência do CDL-Aracaju e Chefe do Cerimonial do Palácio do Governo e Tribunal de Justiça. Ele é aposentado do DER-Se como Procurador Autárquico.
Nesses últimos anos de vida jornalística ele criou o Prêmio Pedrito Barreto, homenageando personalidades sergipanas. E durante toda sua vida vem recebendo inúmeras homenagens, como títulos de cidadania aracajuana e cidadania sergipana, além de comendas e placas do Exército Brasileiro, Prefeitura de Aracaju, Secretaria de Estado da Cultura, Marinha do Brasil, Polícia Militar e Governo do Estado de Sergipe, entre várias outras.

Foto e texto reproduzidos do site: pedritobarreto.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 26 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário