domingo, 2 de junho de 2013

Memórias de um Ginásio de Ouro


Publicado pelo Portal Infonet em 09/05/2013.

Professora lança livro sobre o Colégio de Aplicação
O lançamento ocorreu no dia 9 de maio de 2013, no hall da reitoria da UFS.

Livro: "Memórias de um Ginásio de Ouro" da professora Martha Suzana Cabral Nunes.

........................................................

"(...) O livro é o resultado de dois anos [entre 2006 e 2008] de pesquisa de mestrado da professora e busca resgatar a história da instituição ao analisar as origens e a consolidação do Ginásio de Aplicação, atual Colégio de Aplicação (Codap) que completa 54 anos de existência em 2013. O estudo compreende a história da instituição que vai dos anos de 1959 até 1968, enfatizando a criação do colégio até o momento em que ele passa a pertencer a Universidade Federal.

O título "Memórias de um Ginásio de Ouro" surgiu após a conversa da escritora com pessoas que vivenciaram o período ao qual eles definem como 'de ouro’. “Eu enquanto aluna do colégio eu tinha sempre um depoimento de alguém que dizia que o colégio de aplicação sempre foi um colégio de ouro e dessa forma ficou marcado em mim. Ao fazer a investigação e esses depoimento que eu ouvia, me fez buscar conhecer um pouco mais desse período e me fez fazer o resgate da história, com fontes variadas e daí surgiu o título”, informa.

A obra é destinada a pesquisadores, historiadores, educadores e aos próprios alunos que estudam atualmente na instituição e que tem interesse em conhecer a memória do Colégio de Aplicação no período de 59 a 68. “O livro é interessante por trazer a tona uma história que muitas vezes a pessoa desconhece, por outro lado, para quem faz pesquisa na história da educação é sempre bom ter esse tipo de referências, voltadas para estudos nessa formação de pesquisa. O ginásio teve uma serie de atividades desenvolvidas que estimulavam os alunos e que culminaram com essa percepção das pessoas que vivenciaram aquela época e afirmam ser uma época áurea”, diz.

Um fato marcante e curioso narrado pela escritora Martha Suzana foi a descoberta da existência da criação da Academia de Letras de Jovens Escritores que contou com a participação de alunos do Colégio de Aplicação. “Foi a partir de encontros de alunos que foi criado a Academia de Jovens Escritores. Isso foi um dos grandes achados da pesquisa. A gente não encontrou registros da academia em si, nem documentos, mas tanto nos depoimentos quanto no jornal ‘A Cruzada’ a gente descobriu que ela existiu, os alunos foram empossados numa solenidade pomposa, com a presença de autoridades da época e da figura de Dom Luciano Cabral Duarte que era o diretor da faculdade de filosofia e o responsável pelo Ginásio. Na verdade o que a gente descobriu durante a pesquisa é que eram vários encontros na casa de professores, onde os alunos se encontravam para discutir textos e até declamar poesias. Era um grupo muito ativo, só que de adolescentes e na pesquisa a gente pode resgatar essa memória. Eles também eram destaque no grêmio estudantil. Então tudo isso, faz com que os ex-alunos se recordem daquela época como tempos de ouro’, garante Martha Suzana". (Reportagem de: Aisla Vasconcelos).

Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura.

A professora Martha Suzana lança o livro 'Memórias de um Ginásio de Ouro'

Fotos: Portal Infonet

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 2 de Junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário