sábado, 8 de junho de 2013

Livro: "Os ícones de um terremoto: Golpe Militar, repressão e..."

 Esposa e filhos de Paulo organizaram a publicação.

  Milton foi amigo do autor e viveu o terror da ditadura militar em Sergipe.

 Livro fala da ditadura em Sergipe.

Editora: Diário Oficial de Sergipe
Livro: ‘Os ícones de um terremoto: Golpe Militar, repressão e resistência política’,
Da autoria do economista e jornalista sergipano Paulo Barbosa Araújo (in memorian).

Há dez anos, Paulo Barbosa escrevia o livro e deixava para a posteridade sua reflexão sobre o período ditatorial que o país enfrentou após o golpe de 64. De acordo com Osa de Araújo, esposa do autor e organizadora do livro, Paulo deixou bastante material que não poderia ficar escondido.

“O livro traz idéias, reflexões do movimento armado de 64, daí vimos o quanto é imprescindível que as pessoas tenham acesso a essas informações. Resolvemos publicá-lo porque não queríamos que o tempo destruísse registros tão ricos da nossa história política e social”, diz Osa.

Dentre vários amigos do autor, o aposentado Milton Coelho não poderia faltar ao evento. Cego pela ditadura, ele vivenciou na pele o terror da ditadura militar junto com o autor do livro.

“Todo relato histórico sobre a ditadura aqui em Sergipe, é fundamental para que as novas gerações conheçam todo o processo. Fui amigo de Paulo, e em 1976 fui sequestrado, torturado e cego. Ainda assim encontrei o companheirismo de Paulo em todos esses momentos”, conta Milton.

Livro

‘Os ícones de um terremoto: Golpe Militar, repressão e resistência política’, aborda o contexto da Ditadura Militar em Sergipe, através da apresentação do cenário do regime em diversas nações da América Latina.

Além de retratar o panorama da Ditadura em prisões e os diversos casos de torturas, o autor traz a tona a Operação Cajueiro registrada em 1976 em Sergipe, executada pelo Exército que teve a intenção de derrotar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) do Estado.

A obra faz parte do Projeto ‘Memórias Reveladas’, lançado neste mês pela Casa Civil, da Presidência da República e do Arquivo Nacional, no I Seminário Internacional sobre Acesso e Informação e Direitos Humanos.

O autor

Economista, jornalista e professor universitário, Paulo Barbosa Araújo, nasceu em 1937, no município de Neópolis, a 121 km de Aracaju. Escreveu diversas obras sobre Economia e Política, além de ter trabalhado em jornais como a Gazeta de Sergipe e O Estado de São Paulo.

Foi professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit). Após diversas atuações de Paulo no estado, em 2008 foi lançado o livro póstumo ‘Petróleo, Por que Sabotado?’, publicado pela Associação de Engenheiros da Petrobrás (AEPET – UN-SEAL). Em 2009, falece em Aracaju.

Texto editado de notícia publicada em 23/12/2010 pelo Portal Infonet
Reprodução editada do site: infonet.com.br/cultura
(Fotos: Portal Infonet).

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 8 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário