domingo, 11 de agosto de 2013

Benilde Vieira de Araújo


"Hoje quero fazer uma mega homenagem a um HOMEM - nosso avô BENILDE VIEIRA DE ARAUJO, o BVA, como era carinhosamente chamado pelos seus amigos, familiares e empregados (nos dias atuais, colaboradores).

Nasceu na cidade de Itabi – Se, em 23/11/1902, filho de família humilde de lavradores. Seu pai era português e a sua mãe, uma cabrocha sergipana, conhecida como Mãe Senhorinha. Estudou somente as primeiras letras, numa escola de sua cidade. Emigrou para o Rio de Janeiro aos 18 anos em busca de uma vida melhor. Dez anos se passaram. Retornou para Aracaju em 1930, casou-se em primeiras núpcias com Elisa Sobral, com quem teve uma filha - Arinda Araujo. Viuvo, casou-se com Emérita Mendonça, de raízes Itabaianenses, filha do Coronel Honório Mendonça e dona Benzinha. Teve com Emérita uma filha: Gicélia Mendonça de Araujo, mais tarde Gicélia de Araujo Torres, pelo casamento com Antônio Torres Júnior. Estabelecido na rua de Santa Rosa nº 149, onde instalou a Refinaria JASPE, ao lado de grandes nomes do comércio sergipano, como: Leovegildo Correa, Cantídio Lino Dias, Antônio Pádua Melo. os irmãos Antônio e José Ferreira Lima e os igualmente irmãos Antônio e Américo proprietários do Moinho Garça. Proprietário de salinas e viveiros. Dedicava-se não só à atividade de industrializar o sal que produzia, mas de comprar de outros produtores para, após o processo de moagem e refinação, distribuir no comércio local e exportar. Aglutinador, bonachão, popular, sem preconceitos, amigo. A escola da vida foi a sua grande mestra. Proseador amava a literatura de cordel, que muito incentivou. Chamava seus empregados por apelidos pitorescos: Salomão, Senador, Lord, dentre outros. Às sextas-feiras, reunia todos para fazer o pagamento semanal aos seus operários e para lavar o armazém. Todos juntos, chamava cada um, fazia o pagamento e perguntava para os casados – “Seu filho está estudando?” E aos solteiros – “como estão seus pais?” Presenciei todos esses momentos. Meu velho e amigo, o qual nos deu suporte, nas situações mais graves da nossa vida. Tinha o sonho de ver sua filha Gicélia diplomada. Realmente ela se tornou Bacharel em Direito. Militou no Direito, tornando-se mais tarde Juíza, tornando realidade o sonho do seu pai. BVA batia no peito e exclamava: “A MAIOR FORMATURA DO MUNDO É A DE BACHAREL EM DIREITO". Deixou-nos deste mundo físico em 12/12/1978. Restaram seus ensinamentos e seu legado de virtudes a seguir. Meu amigo, meu velho, nosso porto! Onde está? Na memória e no coração dos seus pósteros. Receba, com carinho, meu abraço bem apertado, neste dia dos pais, O seu neto João Redondo, Beto Rockfeler, como o senhor me chamava tão carinhosamente.

Ângelo Maurício de Araujo Torres.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 11 de agosto de 2013.

3 comentários:

  1. SR.ºBenilde Vieira de Araujo.(BVA).Não tive o prazer de conhecer.Porém tenho relato dos netos Angelo, Angela e Anicélia referente ao caracter, ser humano, HOMEM. Tudo que foi dito nesta homenagem é de pura riqueza.Parabéns Angelo Mauricio de Araujo Torres.Você é o cara.

    ResponderExcluir
  2. Caro Angelo Mauricio de Araujo Torres.Seu texto e narração veio lágrimas.Não tive o prazer e a honra de conhecer este HOMEM....SRº Benilde Vieira de Araujo (BVA) seu avô.Mais tive oportunidade de conhecer suas irmãos Angela e Anicélia juntamente com você sempre contando sobre a vida de todos desta nobre família Sergipana.Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, meu velho, nosso porto! Onde está? Na memória e no coração dos seus pósteros. Receba, com carinho, meu abraço bem apertado, neste dia dos pais, O seu neto João Redondo, Beto Rockfeler, como o senhor me chamava tão carinhosamente.

    ResponderExcluir