quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Gilton Machado Rezende (1937 - 2012)


Morre o Médico Gilton Machado Rezende *

Morreu na manha deste domingo (30), o médico Gilton Machado Rezende, aos 75 anos idade. Gilton Rezende morreu no hospital Primavera onde estava internado.

O corpo de Gilton Rezende não foi velado e nem sepultado por conta de um desejo que ele deixou em um documento que foi aberto pela família, logo após a sua morte.

O médico através de documento, pediu que a família não realizasse o velório e nem o enterro. O pedido de Gilton Machado Rezende era para que o seu corpo fosse doado para um hospital para que servisse para pesquisa e estudos.

A família do médico acatou o pedido e no domingo mesmo fez a doação de seu corpo.

As informações são do programa Liberdade sem Censura

* Reproduzido da publicação do site faxaju.com.br em 01.10.2012.
..........................................

GILTON MACHADO RESENDE

Nasceu em 27 de junho de 1937, em Aracaju/SE, filho de João Rezende e Maria de Lourdes Machado Rezende. Quando criança, em decorrência de uma queda, teve traumatismo abdominal e ruptura do baço, sendo operado de urgência pelo Dr. Augusto Leite, que lhe retirou o órgão lesionado, constituindo-se na primeira esplenectomia realizada em Sergipe, por volta de 1945. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1962. Atuou inicialmente nas áreas de ginecologia e obstetrícia em Salvador, realizando partos na Maternidade Tsila Balbino e em domicílios, optando depois e definitivamente pela clínica médica, especialidade que o projetou profissionalmente, tornando-se uma referência. Regressou a Aracaju três anos após formado. Atuou no Hospital de Cirurgia e trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagens e no DNOCS. Foi professor da disciplina de clínica médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe durante 28 anos. Membro do Conselho Regional de Medicina de Sergipe de 1974 a 1984, do qual foi presidente. Dirigiu o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFS, Conselheiro da CEME e Secretário de Estado da Saúde de Sergipe. Implantou as enfermarias de clínica médica do Hospital Universitário. Aposentou-se de suas atividades profissionais na década de 1990, passando a atuar com destaque no Lions Clube Aracaju Centro. Reside atualmente em Aracaju". **

** Fonte: inux.alfamaweb.com.br/asm/dicionariomedico

- Foto de Dr. Gilton (no centro de terno) reproduzida do mural/álbum de Luiz Eduardo Oliva/Facebook.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 1 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário