quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Colonização de Sergipe e Literatura



Infonet - Educação - Especial - 23/08/2012.

Colonização de Sergipe e Literatura
Artigo de Talita Emily Fontes da Silva, graduada em História

Na realidade brasileira, poucos são os historiadores que conseguem aproximar os seus trabalhos do grande público. Essa função de “massificar” os acontecimentos históricos acaba ficando a cargo do Cinema e da Literatura, que moldam a História, com a intenção de transformá-la em algo próximo da realidade das massas.

Quando se fala em Literatura, sabemos que a História serve de fonte de inspiração para o escritor, que tem a liberdade de reconstruir, ou até mesmo reinventar os mais diversos fatos utilizando sua imaginação. São várias as obras baseadas em acontecimentos históricos. Até mesmo indiretamente, grande parte dos livros de Literatura refletem o período no qual foram produzidos, por mais sutil que seja.

Em relação à História da Colonização de Sergipe, mesmo com a existência de obras literárias que relatam os acontecimentos deste período, a desinformação ainda continua a reinar nas terras Del'rey. Infelizmente grande parte da população não tem conhecimento de quantas almas indígenas fora massacradas, quantas culturas foram destruídas, graças a ganância dos colonizadores.

Dois exemplos de livros que tentam fazer o seu papel de “facilitar o acesso” entre a História e o público são “Ibiradiô”, da escritora Gizelda Morais, e “A Fúria da Raça”, da jornalista Ilma Fontes. O primeiro realiza a narrativa utilizando dois focos: um no período colonial, entre os anos de 1575 à 1590; e outro na contemporaneidade, mais precisamente, o inicio da década de 1990 (quando o livro foi escrito). Desta forma, Gizelda Morais apresenta, por um lado, o processo da chamada “Conquista de Sergipe”, ao mesmo tempo em que relata as dificuldades enfrentadas por cineastas para escrever um roteiro sobre este tema.

Já a obra “A Fúria da Raça”, produzida em 1987, foi criada para ser um roteiro cinematográfico. Infelizmente, este projeto nunca saiu do papel, sendo publicado como livro dez anos depois. Não perdeu suas características originais. É dividido em cenas (253 no total), que possuem não só diálogos dos personagens, mas as posições das câmeras, descrições de cenário e figurino, etc. Também se passa entre os anos de 1575 à 1590 e relata desde a chegada dos jesuítas as terras de Del’rey , até a sangrenta guerra justa.

As duas obras possuem um grande valor, ao apresentarem aos seus leitores, de forma clara e competente, um pouco da História da Colonização de Sergipe, mas, infelizmente, são desconhecidas de grande parte da população. Aos responsáveis pela difusão da educação em nosso estado, a missão de apresentar aos demais a nossa História é fundamental, não deixando que esta permaneça em segundo plano.

Talita Emily Fontes da Silva é bolsista PET-História e graduanda em História pela UFS. O artigo integra as colaborações à coluna do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPQ/UFS).

Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/educacao

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 13 de agosto de 2013;

Nenhum comentário:

Postar um comentário