domingo, 3 de março de 2013

Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe



Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, realizada pelos alunos de História de Sergipe I - UFS

Histórico do IHGSE

Florentino Teles de Menezes (foto à direita), encabeçando um grupo de intelectuais engajados na discussão sobre os rumos de Sergipe, e na consciência de salvaguardar os documentos, obras e objetos relacionados à cultura do estado, reuniram-se no salão do Tribunal da Relação (atual Memorial do Tribunal de Justiça de Sergipe) em 06/08/12, para gerar o corpo de uma das mais tardias Instituições Históricas criadas no país. Associação civil sem fins lucrativos, ela também é carinhosamente denominada de a “Casa de Sergipe”. Seu primeiro presidente foi o Desembargador João da Silva Melo - Gestão 1912-1916.
Foi transferida para a atual sede em 17 de Março de 1934. A construção do prédio da instituição fora resultante da influência Art Déco em Sergipe. Este estilo é inspirado na Exposição de Artes Decorativas de Paris, em 1925, em alusão à sociedade industrial nascente. Localiza-se na Rua Itabaianinha, centro de Aracaju.

Foto e texto reproduzidos do Blog: viniciusths1.blogspot.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 3 de março de 2013.

Um comentário:

  1. Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, realizada pelos alunos da disc. História de Sergipe I - UFS.

    Realizada no dia 10/12/12, a visita contou com a presença dos alunos: Jorgival, Adilene, Camila e Marcus Vinicius, ambos graduandos em Lic. História pela Universidade Federal de Sergipe. A monitoria da visita foi feita pelo aluno Marcus Vinicius, na qual este é também estagiário da instituição. Auxiliou no que dizia respeito às informações sobre as atividades exercidas pelos funcionários, histórico do lugar, e mostrou os mais diversos setores do sodalício.

    ResponderExcluir