quinta-feira, 14 de março de 2013

Engenho Pedras no Município de Maruim


Engenho Pedras no Município de Maruim/SE.
O Poderio econômico do Engenho das Pedras, a partir das suas construções

O Engenho Pedras é o cenário ideal para uma análise do processo evolutivo da cultura canavieira em Sergipe.

Segundo, Orlando Vieira Dantas em “Vidas Patriarcal de Sergipe” as cidades do Vale do Cotinguiba, entre elas Maruim, possuía 317 (trezentos e dezessete) engenhos, dentre eles, o Engenho Pedras que além da plantação da cana-de-açúcar, apresenta também a cultura da mandioca e do algodão. É um engenho de grande produção e trabalha com novas técnicas agrícolas.

Segundo a arquiteta Kátia Afonso, esse edifício vem se mostrando como uma arte de expressão maior. Não existiu um estilo unificado da arquitetura. Essa arquitetura mostra o poderio econômico que ela teve, sem falar do social, onde cada obra mostra o status de cada família, mostra quem é o soberano, fazendo com que criasse um imaginário ao redor das pessoas que ali morava. Cada engenho tinha sua popularidade, sofria influência portuguesa e francesa, sendo assim eles estariam em um intercâmbio com as novas tendências europeias.

Este prédio é a expressão máxima do cotinguiba. Essa construção foi uma cópia do Palácio do Governo construído no final do século XIX por Paulo Vieira de Melo Castro, uma construção que tinha uma mistura de estilo, tendo como base o neoclássico.

Fonte: CHIANCA, Jarbas Alves. Engenho Pedras: o poderio econômico do engenho das pedras, a partir das suas construções.

Foto e texto reproduzidos do blogbocanotrombone.blogspot

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 14 de março de 2013.

+ Engenho das Pedras, no Blog SERGIPE EM FOTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário