sábado, 23 de março de 2013

Joubert Brilha Estrela!


Joubert brilha estrela!

Uma coisa imediatamente visível na exposição “AracaJoubert”, promovida na Sociedade Semear com curadoria de Mario Brito e Ézeo Déda para homenagear o artista sergipano Joubert Morais, foi o sorriso eufórico de gratidão estampado na feição dos seus amigos. Rostos conhecidos e amados, uma multidão de gente feliz por ver, finalmente sacralizado e justamente reconhecido, o mais fiel artista de certa geração de sergipanos. Daquela que contraverteu a mesmice provinciana e cuidou, desde os anos 1970, de prover Aracaju de belos sonhos.

O sonho da absoluta igualdade, dos sagrados direitos individuais, do predomínio da beleza sobre a feiura da ignorância, a vida pela arte, a ate pela vida, e a apreensão do seu tempo como um derivativo de ser, e estar vivo.
Joubert é o completo artista dessa geração, porque entendeu tudo isto.

Mario Brito e Ézeo Déda sacaram que Sergipe devia essa homenagem a Joubert - e que bom que foi agora - quando o artista, pleno de si, pode nos brindar cantando suas canções, mostrando sua vigorosa pintura que sempre expande caminhos para a nossa arte plástica e se veste, e vive, e pulsa com o coração tomado pelo alumbramento de ser um amado artista que vem influenciando gerações. Ele aparelhou o seu dia a dia numa casa/oficina de arte que nunca dorme, para nos revelar mais da vida, mais de si e de nós, em música, pintura, escultura, teatro e performance. Vida dedicada.

Estamos todos felizes e justificados.

Comprove o que eu digo visitando a “AracaJoubert”, ali na Villa Cristina.

Amaral Cavalcante. 21/03/2013

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em  22 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário