sexta-feira, 8 de março de 2013

Lourival Baptista (1915 - 2013) - [2]


Portal Infonet - 08/03/2013.

Ex-governador Lourival Baptista morre em Brasília
O ex-governador estava internado por problemas de saúde.

O historiador Luiz Antonio Barreto, falecido em 2012, contou a história de Lourival Baptista, na sua coluna semanal que mantinha no Portal Infonet. O ex-governador de Sergipe, falecido nesta sexta-feira, 8, atuou como médico na Bahia. Baptista veio para São Cristóvão, a convite de Augusto Franco, para trabalhar na fábrica de tecidos São Gonçalo, atendendo aos operários e suas famílias. Entrou na política, foi Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador do Estado e Senador da República, deixando seu nome na galeria dos governadores fortes e parlamentares atuantes. Deixou a vida pública quando perdeu a eleição para o Senado, no pleito de 1994.

A presidenta da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), divulgou nota de pesar pelo falecimento de Lourival Baptista. Na nota a presidenta diz que tomou conhecimento com grande pesar da morte do ex-governador Lourival Baptista.

“Além de excelente médico humanista, Dr. Lourival Batista marcou a sua honrosa trajetória em solo sergipano como um político desenvolvimentista que deixa um legado para as atuais e futuras gerações”, enfatiza Angélica Guimarães, acrescentando que Baptista governou Sergipe com ênfase no trabalho e no progresso, sendo a ele atribuído o título de “O Realizador”.

“Ele implantou o primeiro Distrito Industrial de Sergipe e iniciou a reforma agrária, com desapropriações rigorosamente pagas pelo Poder Público, ou utilizando terras do Estado. A Assembleia Legislativa e o povo sergipano perdem um grande representante, um exímio gestor que marcou seu nome na história de Sergipe com obras marcantes, como a construção do Estádio Lourival Baptista, o “Batistão”, e o Edifício Estado de Sergipe. Lourival Baptista viverá na memória dos sergipanos e do povo brasileiro, um exemplo de político e de gestor público”, ressalta a deputada.

O horário e local do velório e sepultamento ainda não foi definido pelos familiares.

Por Kátia Susanna com informações da Alese
Foto: Divulgação Revista Canindé.

Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 8 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário