quarta-feira, 20 de março de 2013

Cemitério dos Náufragos, em Aracaju/SE.


Cemitério dos Náufragos, em Aracaju/SE.

Tudo indica que Aracaju é a única cidade do Brasil que tem plantado em seu solo um cemitério de náufragos da II Guerra Mundial. Esse fato se justifica, levando em conta que a maioria dos afundamentos e as batalhas navais ocorreram sempre em longitudes bem distanciadas do continente, enquanto os afundamentos na costa de Sergipe, ocorreram a poucas milhas de Aracaju, onde chegavam a ser avistados as luzes projetadas pelo farol de atalaia.
Esse atentado nazifascista considerado um insulto a nossa soberania foi revidado com denodo e dessombro, pois tal ato de barbárie vitimou inocentes.
Em 20 de setembro de 1971 a então diretora do departamento de cultura e patrimônio histórico professora Núbia Marques, solicitou ao secretário de educação do governo Paulo Barreto Dr. Marcos Pinheiro o tombamento do cemitério. No entanto o levantamento da sua história mostrou que não mais existem no cemitério os corpos dos náufragos, pois segundo informações para um monumento no mosqueiro. Na ocasião não foi restaurado pela “SUDOPE” COM RECURSOS DO Ministério da Marinha e Governo do Estado e inaugurado solenemente com a presença do alto comando da marinha.
Foi elevado a “Monumento Histórico”, através do Decreto nº 2.571 de 20 de mais de 1973, por guardar os despojos e perpetuar a memória daquelas que vitimou tombaram inocentes, chamados pela paz.

Fonte:CARVALHO, Ana Conceição Sobral de, MELO, Maria José Mendonça, SILVA, Maria José Tenório. da. Memória de Aracaju: \j. Andrade. Ano 1987. 37p.

Foto e texto reproduzidos do site flickr.com/photos/sergipeeseuspatrimonios

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 19 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário