sábado, 23 de março de 2013

Homenagem do Portal Infonet a João Firmino Cabral


Homenagem do Portal Infonet a João Firmino Cabral

O Portal Infonet sempre acompanhou o trabalho deste grande artista que levou o nome do Estado a todo país com suas histórias e relatos em Cordel. Falecido no dia 1º de fevereiro, não poderia deixar de homenageá-lo com este Hotsite lembrando a arte que ele dedicou toda a sua vida.

João Firmino Cabral e o cordel

João Firmino deu início a sua carreira como cordelista ainda na adolescência, quando trabalhava na lavoura em Itabaiana, cidade natal de João. Com o auxilio do poeta Manoel D'Almeida Filho, seu mestre, produziu o primeiro folheto, onde descrevia uma profecia de Padre Cícero em versos. Esse trabalho o levou a receber, em 2002, a medalha de Mérito Cultural Serigy, concedida pela PMA. Com a morte, o escritor deixa vaga também a cadeira de número 36, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), que ocupava desde 2008.

A banca instalada no Mercado Municipal Antônio Franco, no Centro de Aracaju, era onde João Firmino comercializava seus livretos de cordel, sem deixar de incentivar e inclusive patrocinar a produção de outros cordelistas locais. O acervo de títulos postos a venda pelo poeta só não era superior, em número, ao conjunto de obras disponíveis para consulta na cordelteca que ele é patrono na Biblioteca Clodomir Silva, o qual contribuiu também, escrevendo considerável parcela dos exemplares expostos.

Meio século dedicado ao cordel, mais de cinco dezenas de títulos publicados, esse João Firmino bateu do Rio Grande do Norte, a Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Bahia de feira em feira. Deu de sustento aos sete filhos nos quarenta anos de casamento com Dona Carmelita Cabral. Catedrático sobre essa literatura, foi revisor de 1970 a 2005 da Editora Luzeiro e já foi laureado pelos quatro cantos do Brasil. Mas quando falava de prêmios, Seu João atentava mesmo era para o ganho com a leitura. Sacava então um trechinho como:“A cultura adulatória/ falsifica a popular/ com palavrões e conchavos/ de narrativa vulgar / agredindo ao cordel/ que tem muito mais a dar”.

Quem conheceu João Firmino sabe que encontrou ali não somente um vendedor de versos e poesias, mas um poeta de uma simplicidade e sabedoria tamanha. Sempre alegre, divulgava o cordel diariamente em sua banca no Mercado Thales Ferraz.

Cordelteca

A Cordelteca João Firmino Cabral foi criada em 2003 e possui mais de 500 títulos, escritos por cerca de 36 cordelistas sergipanos e de outros locais, como Alda Cruz, Eduardo Fiscina, Chiquinho de Além Mar, Agulão e Pedro Amaro. Todo acervo fica à disposição, para consulta, dos frequentadores da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, localizada na rua Santa Catarina, nº 314, bairro Siqueira Campos.

Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 18 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário